Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de abril de 2011

PROJEÇÃO: O QUE MAIS TE INCOMODA NOS OUTROS ?



PROJEÇÃO: tudo aquilo que NÃO temos consciência aparece de alguma forma

RECALQUE: aperta o corpo, naquilo que você não quer sentir. Quando você finge, nega uma situação; a gente tensiona; a coisa está lá, mas a gente descentraliza para não prestar atenção. Se engana . Mente.

Por exemplo: você está com a colega no elevador e o chefe. Ele solta um pum. Claro, você fica louca pra dar uma risada, mas sabe que se der, está em mãos lençóis..kkk; aí SEGURA a risada. Você prendeu, segurou uma sensação. Quando sai do elevador, passa no corredor e vê duas pessoas rindo. Provavelmente elas estão rindo de algo engraçado, nada a ver com você. Mas você pensa: - estão rindo de mim!  É a SUA risada que foi projetada ali, aquela que você prendeu."

Tudo que você nega na sua consciência volta. No sonho, no mundo externo, ou na mente anímica (que é aquela parte da mente que não pode ser controlada - impulsos, fobias, medos).

Tudo aquilo que nos incomoda muito e não vemos em nós, vemos somente nos outros, é o que se diz na Psicologia de Projeção. A vida lhe coloca bem grande, na sua frente, algo que você odeia nos outros, porém, é justamente este o ponto que você precisa trabalhar em você mesmo

Exemplo para isso : em aula com o Gasparetto, ele nos disse várias vezes que ele não suporta gente lerda, porque ele é super rapidinho, é super ágil. Até o momento em que ele mesmo percebeu que ele é realmente rapidinho, mas não  em tudo na sua vida. Há algumas coisas ainda em que ele é menos ágil (é mais lerdinho) para resolver. 

Daí começaram os questionamentos em toda sala de aula : 

Porque gente que come com a boca aberta me irrita ? 
Porque gente porca me irrita ?
Porque gente que fala alto me irrita ? 
Porque mulher com roupa de "perua" me irrita ?
Porque ninguém entende o que eu quero dizer ? Será que eu estou falando grego?
Porque fila me irrita ? 
Porque gente que limpa o nariz no farol me irrita ?

Inúmeras resposta existem para cada questão aqui levantada, pois para cada pessoa o significado da resposta é um ponto que ela precisa trabalhar. 

Eu por exemplo, odeio gente que fica limpando o nariz em público. Para mim, a resposta era porque isso é falta de educação, mas na realidade, me incomoda porque eu não tenho coragem para quebrar a regra (quem disse que é falta de higiêne?!).

E em você ?!! Você já conseguiu identificar o que te irrita e a VERDADEIRA causa dessa irritação?!!! 

Um dos campeões de irritação é "gente que palita os dentes na mesa" !!! Então, porque pessoas que pegam o palito e ficam palitando os dentes sem cerimônia na sua frente, na mesa, te irrita ? Já pensou e conseguiu identificar o porque real (especificamente para você), porque isso te irrita ?!!! Lembre-se que para cada pessoa há um significado maior, não é porque você aprendeu que é falta de educação. Você tem nojo ?!! Porque ?!! 

Não existe um (único) porquê. Para cada um existe uma resposta (única). 

Agora citando outro exemplo : irritação com barulho - quando nos irritamos muito com o barulho externo (tirando os excessos que irrita todo mundo, claro), pode ser que, dentro de você mesmo, os pensamentos ficam "martelando", o barulho interno é tanto, que suportar o barulho externo pode ser mais um para suportar . Pode ser o contrário também, há pessoas que estão tão acostumadas com o barulho interno, que quando estão no silêncio, ficam irritados, pois já estão acostumados com aquele barulho interior, podemos dizer que "estão viciados" no próprio barulho, então o silêncio incomoda. 

E aí, dispostos a praticarem o exercício de auto-observação ?!!

Fonte: Comunidade Gasparetto Conversando com Você do Orkut - Tópico Projeção: O que mais te incomoda nos outros.



Resolvi postar esses exemplos como sugestão de exercício para ficar mais claro a forma como fazemos projeção. E também para clarear a informação de que a projeção não tem uma resposta única. Tem a sua resposta. É necessário conhecer-se. Não tem como fugir do autoconhecimento se você quer entender-se, entender como a vida funciona e principalmente, entender como a sua vida funciona, por que as suas projeções também são criações suas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.