Pesquisar este blog

sábado, 12 de março de 2011

Medo / valores / julgamento



Medo é a maldade que escutamos desde criança. É o cultivo do pensamento mau.

Todos nós temos um complexo de “inadequada” .

Você se trata da maneira como foi tratada.

Geralmente repetimos o que nossos pais faziam e aplicamos nos outros também.

Você conta as histórias com a mesma visão que eles tiveram.

Se olharmos para esta verdade poderemos melhorar.

O que é julgar? É avaliar de acordo com os seus valores ou com os valores que você recebeu. Não se respeita as suas condições.

Valores = julgamento. E quando não se aceita isto, tem-se o questionamento de valores.

Você vai tomando decisões na sua vida em função dos valores recebidos, sem questionamento.

Você teve coragem de questionar esses valores antes de decidir sua vida?

Somos uma sociedade com valores falsos. A maioria deles.

E com base nesses valores vamos julgando a si mesmas e aos outros.

Se agimos assim estamos ignorando a nossa verdade.

O que eu escolho na minha vida como valor?

Se você está fazendo o mal, sente-se mal.

Se você está fazendo o bem, sente-se bem.

Não se pode julgar os outros.

Essas maldades já ocorreram com você e estão aí. Teve um tempo em que você “pegava” estas coisas. Como isto afetou a sua vida, a sua saúde.

Como poderemos melhorar?

Exemplo: Tudo que você acha que é um defeito em você, é uma qualidade.

Ex: perfeccionismo. Dá para perceber quando uma pessoa usa a maldade nesse conceito de perfeição em relação a alguém. Por ex: você é perfeccionista. Às vezes nos colocam este conceito de forma pejorativa,  É a maneira de se ver. O interesse seu não é o interesse do seu interlocutor.

Outro conceito, exemplo: distraída. Qual a maldade embutida aí? Quando você aceita este conceito da forma pejorativa, você não se trata bem. Quanta gente vai te usar e fazer “gato e sapato” de você.

Outro conceito: exemplo: relaxada. Toda vez que você faz o que os outros não querem. Na sua casa é o seu jeito e não o jeito dos outros ou o que ou como os outros querem.

Se você não se defender, quem vai?

Ver a maldade que a pessoa te jogou e que você “pegou”. Você não pode se deixar levar por isso.

Desprezo é uma arma boa para combater isso.

Dúvida é medo. Maldade é coisa aprendida.

Orgulho é a sua dignidade. Não se pode nivelar por baixo.

Quando se tem medo da maldade, tem-se medo de ter. Por exemplo: não se pode ter medo de ter dinheiro. Tudo na vida pode ser visto com maus olhos. Tudo invertido.

Teimosia é outro conceito. Exemplo: toda vez que você mostra a sua convicção e que é contrária ao que o outro pensa.

As coisas na vida só vão funcionar quando for do seu jeito. Senão, você não vai se sentir bem. Tudo tem que fazer sentido para a sua alma.

Inveja: quando o conceito sem maldade é bom para o seu crescimento.
Inveja geralmente tem o conceito de maldade embutido. É como você aprendeu.

Tudo o que é para mim as forças espirituais ajudam.

Quando você quer uma coisa do fundo da sua alma e chega lá, é uma inveja saudável.

Maldade é uma atitude.

Nada é problema. É a cabeça de quem olha que é problemática.

Você deve se sentir livre para escolher os seus valores. Comece a colocar o bem em você.

Tarefa desta semana: Acabar com o juiz que tem em você. Não vou me culpar de nada.
Quero estar bem comigo. É bom, é positivo. Não vou me tratar como meus pais me trataram.

Valor verdadeiro é o que você comprova, experimenta.

Eu não quero me julgar. Eu não quero julgar ninguém. Não quero cultivar essas maldades em mim. Minha tarefa é me levar para frente.

Eu decido ser feliz.

É seguro ser feliz!!!!!!!!!!



Fonte: Resumo do curso Universo Interior de Gasparetto.




Algumas coisas podem parecer meio soltas no texto, isso acontece por que é o resumo que consegui do curso.
No entanto, no texto, além definir medos, valores e julgamentos o Gasparetto chama a atenção para o fato de que tudo depende da forma como olhamos para a situação.
Se você tem uma característica que você considera um defeito, essa característica ao invés de atuar na sua vida de forma positiva, ela poderá prejudicá-la, pois você não a aceita, a recrimina.
A Louise Hay também é de acordo com essa teoria. Ela dá como exemplo a pessoa que é impulsiva e não aceita o fato de ser impulsiva, então essa característica ao invés de se demonstrar em situações que levem a pessoa a atrair situações favoráveis, por ela rejeitar-se, atrairá situações desfavoráveis.
Deus nos criou do jeito que somos. Ele nos ama exatamente como somos. Ele precisa de alguém exatamente com as nossas características aqui no planeta. É uma ilusão achar que temos que mudar para sermos aceitos. Precisamos nos aceitar como somos. E ao fazermos isso, seremos imensamente recompensados.

quinta-feira, 10 de março de 2011

TEMPO E OPORTUNIDADE


"O tempo é o mais sábio e o mais justo dos juízes. 
A todos ele oferece as mesmas oportunidades de ascensão. 
Devagar, revela as mais ocultas intenções de todas as criaturas. 
Não menosprezes o valor dos minutos. 
Tempo perdido é benção inaproveitada. 
O dia de hoje é a tua melhor oportunidade de conquista. 
Não cruzes os braços, esperando pelos acontecimentos.
Faze acontecerem a tua felicidade, a tua alegria, a tua paz. 
Agora é o teu momento de brilhar e preparar um amanhã tranqüilo. 
O tempo é semelhante à gleba: devolve sempre aquilo que recebe, 
produzindo de acordo com a semeadura."


Fonte: ("Vigiai e Orai", Irmão José/Carlos A. Baccelli)

terça-feira, 8 de março de 2011

Permita que seus sentimentos sejam seu orientador




Você é uma extensão física da Fonte de Energia e que um fluxo eterno da Fonte de Energia flui para você e através de você – e esse é você. Esse Fluxo flui do Ser físico que você conhece desde que nasceu e continua a fluir do Ser físico que você conhece até sua experiência que você chama de “morte”.

Todo ser vivo, animal, humano ou planta, vivencia o que é chamado morte, sem exceção. O Espírito, que é quem você realmente é, é eterno. Assim, a morte é apenas uma mudança de perspectiva do Espírito Eterno. Se você está em seu corpo físico e conscientemente conectado ao Espírito, então você é eterno naturalmente e nunca precisará ter medo de não precisar nunca sentir medo de nenhum final, pois, dessa perspectiva, não há nenhum. Você nunca cessará de ser, pois você é uma Consciência eterna.

Suas emoções lhe permitem saber quanto da Fonte de Energia você está invocando nesse momento através da virtude do desejo que você mantém nesse momento. Elas também lhe permitem saber da preponderância do pensamento no tema que se harmoniza com seu desejo ou da desarmonia da ausência de seu desejo. Por exemplo, um sentimento de paixão ou entusiasmo indica que há um desejo bastante forte  focado no momento; um sentimento de ira ou vingança também indica que há um desejo bastante forte; no entanto, um sentimento de letargia ou aborrecimento indicam um desejo pouco focado naquele momento.

Quando você realmente, realmente quer algo e pensa sobre seu desejo e sente prazer com o pensamento, a vibração do seu pensamento está alinhada com seu desejo – e a corrente de sua Fonte está fluindo através de você para o desejo que você tem sem restrição ou resistência. Chamamos a isso de: permissão. Mas quando você realmente, realmente quer algo e se sente irado ou desapontado, isso significa que você está focado no oposto de seu desejo e, agindo assim, você está introduzindo uma vibração não harmônica à mistura e o nível da emoção negativa que você está vivenciando indica o nível de sua resistência à permissão do seu desejo.

Onde Você Está e Onde Quer Estar?

Você conhece os sistemas de posicionamento global (GPS) que estão disponíveis nos veículos atualmente? Uma antena no teto de seu veículo envia um sinal a satélites no céu que identificam sua posição local. Assim que você digita seu destino desejado no controle, o computador calcula a rota entre onde você está e aonde você quer ir. O monitor informa a distância que você tem que percorrer e recomenda a melhor rota para chegar lá e, tão logo você começa, o sistema vai dando a você (através da palavra falada ou de texto) as direções especificas para levar você a seu novo destino. 

O sistema de GPS nunca pergunta: “Onde você tem estado”? Ele não pergunta: “Por que você está lá por tanto tempo?” Sua única missão é ajudar você a chegar de onde você está até o lugar onde você quer estar. Suas emoções são um guia similar a esse sistema, pois sua função primária é também ajudar você a viajar a distância de onde você está até o lugar onde
quer estar.

É extremamente importante que você saiba onde você está em suas relações e onde quer chegar, de forma a se mover para onde você quer estar. Um entendimento de ambos (onde está e aonde quer chegar) é essencial para que você faça decisões deliberadas sobre sua jornada.

Você vive cercado por varias influências em seu ambiente físico e constantemente as pessoas questionam ou insistem em que você se comporte de determinada forma a fim de afetar positivamente a experiência delas.

Você é bombardeado por uma avalanche de leis, regras e expectativas impostas pelos outros e quase todo mundo parece ter uma opinião sobre como você deve se portar. Mas é impossível você se centrar sobre onde está e para onde quer ir se você se deixar guiar por essas influências.

Freqüentemente você é puxado para um lado e para o outro tentando satisfazer os outros, apenas para descobrir que - não importa quanto você tente - nunca consegue satisfazer ninguém, e não apenas não satisfaz os outros, como também não consegue se sentir satisfeito. E como você é atirado para varias direções diferentes, você acaba perdendo-se no processo de saber onde está e para onde quer ir.

 Os diferentes níveis da sua escala de orientação emocional

Você pode dizer que diferentes emoções têm diferentes freqüências vibracionais, mas uma forma mais acurada de dizer isso poderia ser: suas emoções são indicadores de sua freqüência vibracional. Quando você lembra que suas emoções indicam seu nível de alinhamento com a Fonte de Energia e que quanto melhor você se sente, melhor você permite seu alinhamento com as coisas que deseja, então fica mais fácil entender como responder às suas emoções.

Alinhamento absoluto com sua própria Fonte de Energia significa que você sabe o seguinte:

- Você é livre
- Você é poderoso
- Você é bom
- Você é amoroso
- Você tem valor
- Você tem propósitos
- Tudo está bem

A qualquer tempo em que você esteja tendo pensamentos que lhe permitam conhecer sua verdadeira natureza, você está em alinhamento com quem realmente é, pois esse é o estado do alinhamento absoluto. E os sentimentos que resultam desses pensamentos é a emoção derradeira da conexão. Quando você pensa em termos da medida de combustível de um veiculo, esse estado de alinhamento seria como ter um tanque cheio.

Em outras palavras, imagine uma medida ou escala com graduações ou níveis, indicando a posição de (completa) permissão da sua conexão com sua Fonte de Energia até o caminho de sua  mais resistente (e vazia) negação a seu alinhamento com sua Fonte de Energia.

Uma escala de suas emoções pareceria algo como:

01 – Alegria/Conhecimento/Poder/Liberdade/Amor/Apreciação
02 – Paixão
03 – Entusiasmo/Vivacidade/Felicidade
04 – Expectativas Positivas/Fé
05 – Otimismo
06 – Esperança
07 – Contentamento
08 – Enfado
09 – Pessimismo
10 – Frustração/Irritação/Impaciência
11 – Opressão
12 – Desapontamento
13 – Dúvida
14 – Preocupação
15 – Acusação
16 – Desencorajamento
17 – Raiva
18 - Vingança
19 – Aversão
20 – Inveja
21 – Insegurança/Culpa/Desvalorização
22 – Medo/Tristeza/Depressão/Desespero/Impotência

Já que as mesmas palavras são muitas vezes usadas para explicar coisas diferentes e diferentes palavras são usadas para explicar as mesmas coisas, esses rótulos acima não são perfeitamente adequados para todas as pessoas que sentem a emoção. De fato, rotular emoções poderia causar confusão e distrair você em relação ao real propósito de sua escala de orientação emocional.

A coisa que mais importa é que você conscientemente atinja um sentimento aperfeiçoado. A palavra para o sentimento não é importante.


Um exemplo de como mover-se consciente e positivamente em sua escala de orientação emocional

Bom, algo horrível aconteceu em sua vida. Nada é capaz de fazer com que você se sinta bem, você tem uma sensação de dor e todos os pensamentos lhe doem. A melhor palavra para descrever seu estado emocional é “depressão”.

Se você pudesse tomar uma decisão, se sentiria melhor, se pudesse jogar fora o que está sentindo e focar em seu trabalho, se sentiria bem melhor. Há muitos pensamentos que poderiam libertá-lo dessa depressão. No entanto, vibracionalmente, você não consegue tê-los agora. Mas se sua intenção é encontrar um pensamento, qualquer um, que o faça sentir-se melhor e você está consciente de como esse pensamento faz você sentir, você pode começar a se mover para cima em sua escala de orientação emocional, e imediatamente. Trata-se do processo de ter um pensamento e avaliar, conscientemente, se esse novo pensamento lhe proporciona algum sentimento de alivio relacionado a como você se sente em comparação a como se sentia antes de tê-lo. Você pensa e sente, pensa e sente, com uma única intenção: sentir-se, mesmo que um pouquinho, mais aliviado.

Digamos que alguém disse algo que o deixou com raiva, ou que esse alguém não manteve uma palavra dada. E quando você foca  esse estado de raiva, percebe um certo alivio em relação à depressão. Em outras palavras, no meio desse pensamento de raiva, você não está mais tendo nenhum problema com sua respiração. O sentimento de claustrofobia sumiu e você se sente um pouquinho melhor.

Agora, o ponto mais crucial é utilizar efetivamente seu Sistema de Orientação Emocional: pare e conscientemente reconheça que o pensamento de raiva escolhido não faz com que você sinta nada mais do que a o alivio da depressão que agora foi substituída. E no reconhecimento consciente de sua vibração melhorada, sua sensação de impotência suaviza-se e você está agora em uma escala mais acima de sua Orientação Emocional, conectado completamente com quem você realmente é.


Porque alguém iria querer desencorajar minha raiva?

Normalmente, estando em uma vibração de muita resistência, como a depressão ou o medo, você instintivamente, e até inconscientemente, já descobriu o pensamento de alivio para a raiva que lhe causava dor. Mas há muitos que convenceram você de que sua raiva é inapropriada – mas, claro, eles não estão dentro de você, não podem sentir a melhora que o pensamento de raiva provoca; assim, constantemente o aconselham a ir contra sua raiva...fazendo com que você volte para o estado da depressão. Mas quando você, conscientemente, sabe que escolheu um pensamento de raiva e que ele trouxe alivio, então pode – conscientemente - saber que pode se mover desse pensamento de raiva para um menos resistente, como a frustração. Assim, você se moverá um grau acima em sua escala de Orientação Emocional, direto para um alinhamento completo.


Porque esse recurso tem valor

Quando você reconhece o estado em que está, sabe onde gostaria de estar e tem certeza se está, ou não, direcionado para onde gostaria de estar, nada pode mantê-lo ali. A impressão da falta de controle de sua vida acontece porque você não percebe para qual direção está se movendo. Sem a consciência da realização e do significado de suas próprias emoções, você se afasta do lugar onde gostaria de estar.

Há muitas palavras que são usadas para descrever as emoções, mas há realmente apenas duas emoções: uma faz com que você se sinta bem e outra faz com que você se sinta mal. E qualquer desenvolvimento na escala emocional indica níveis em sentido da permissão à poderosa, pura e positiva Fonte de Energia. O estado mais completo de conexão, que traz sentimentos como contentamento, amor, apreciação, liberdade ou conhecimento, está realmente conversando com seu próprio sentimento de autorização.  E o estado mais completo de desconexão, o que traz sentimentos de falsidade, desespero, pesar ou depressão está realmente conversando com seu próprio sentimento de negação.

É tremendamente valioso quando você é capaz de deliberadamente provocar mesmo o mais ínfimo melhoramento na forma como se sente, pois mesmo no menor índice de melhora, você recupera um pouco do controle. E mesmo que você possa não estar exercitando completamente seu controle para trazer-se inteiramente de volta à conexão completa com todo seu poder, você não se sente mais impotente. Assim, sua caminhada positiva na escala emocional não é apenas possível, mas também relativamente fácil.  


Só você sabe se escolher a raiva é o apropriado para você

Se uma pessoa severamente deprimida pudesse descobrir conscientemente o alivio de um pensamento de raiva e, mais importante, pudesse reconhecer conscientemente que escolheu o pensamento de raiva deliberadamente, ela poderia, imediatamente, recuperar um senso de seu próprio poder - e sua depressão melhoraria. Agora, é claro, é importante que ela não permaneça nesse estado de raiva. Mas, a partir desse estado de raiva, ela agora tem acesso aos pensamentos de alivio da frustração.

Há muitas pessoas que não entendem ainda o conteúdo vibracional das emoções (ou mesmo o que é uma emoção ou a razão de ela existir), que vigorosamente aconselham ir contra a raiva, pois a maioria não gosta de estar na presença de alguém que está com raiva e outros orgulhosamente preferem que a pessoa com raiva retorne a seu estado padrão de depressão impotente, pois a depressão é interna, enquanto a raiva é normalmente lançada fora em direção de qualquer um que esteja nas proximidades.

Quem está fora de você não sabe se sua escolha do pensamento de raiva é uma melhora para você, só você sabe isso – através do alivio que você sente -, da propriedade de qualquer sentimento. Até que você decida que se guiará pela maneira como se sente, não realizará nenhum progresso em direção de seus próprios desejos.


Estou fazendo o meu melhor para fazer o melhor disso

Os que estão olhando você podem se sentir melhor se entenderem que você não tem intenção de permanecer em seu estado de raiva. Se eles soubessem que seu melhor plano é se mover através de sua raiva frustração para o otimismo, para a crença e conhecimento de que tudo está bem, eles poderiam ser mais pacientes com o estado em que você está agora. 

Há muitas pessoas que se movem de forma natural do sentimento de impotência que a depressão provoca ou do medo para o estado de fúria, como um mecanismo de sobrevivência, mas quando elas se deparam com a desaprovação geral da família e amigos, retornam ao sentimento de impotência e repetem um ciclo contínuo  da depressão para a raiva, da depressão para a raiva, da depressão para a raiva...

A chave para recuperar seu sentimento maravilhoso de poder pessoal é decidir – exatamente agora, não importa quão bom ou mal você está se sentindo agora – que você fará o seu melhor para tirar o melhor disso. Alcance o melhor pensamento-sentimento (o pensamento que o leva ao melhor sentimento) e conforme você faz isso, repetidamente, em um curto período de tempo, você se verá num estado de bons sentimentos. Essa é a forma como funciona!


Se eu posso estar lá emocionalmente, eu posso estar em qualquer lugar

“Exatamente agora encontrarei o melhor pensamento-sentimento que puder. Estou alcançando mais alivio, mais alivio, mais alivio”. Lembre-se:

- A raiva lhe dá um sentimento de alivio da depressão, da tristeza, do desespero, do medo, da culpa ou da impotência.
- A vingança lhe dá um sentimento de alivio da raiva.
- A raiva lhe dá um sentimento de alivio da vingança.
- A culpa lhe dá um sentimento de alivio da raiva.
- A opressão lhe dá um sentimento de alivio da culpa.
- A irritação lhe dá um sentimento de alivio da opressão
- O pessimismo lhe dá um sentimento de alivio da irritação.
- A confiança lhe dá um sentimento de alivio do pessimismo.
- O otimismo lhe dá um sentimento de alivio da confiança.
- A expectativa positiva lhe dá um sentimento de alivio do otimismo.
- A alegria lhe dá um sentimento de alivio da expectativa positiva.

Com o tempo e prática você se tornará experiente na compreensão do que seu Sistema de Orientação Emocional está lhe dizendo. Uma vez que você tenha – determinadamente – decidido-se a alcançar o alivio que uma emoção melhorada pode trazer, você se sentirá bem a maior parte do tempo e se permitirá todas as coisas que você deseja em sua vida.

A atenção ao modo como você se sente é necessária de forma a que você entenda tudo que está acontecendo a você. A maneira como você se sente e o sentimento de alivio que você descobre enquanto alcança o melhor pensamento-sentimento, é sua única e verdadeira medição do que você está atraindo para sua realidade de vida.

 Extraído do livro: Peça e Será Concedido - Esther e Jerry Hicks


domingo, 6 de março de 2011

A PROJEÇÃO FAZ A PERCEPÇÃO



O mundo que nós vemos apenas reflete o nosso próprio referencial interno — as idéias dominantes, desejos e emoções em nossas mentes.

“A projeção faz a percepção”... Nós olhamos antes para dentro, decidimos o tipo de mundo que querermos ver e então projetamos esse mundo lá fora, fazendo dele a verdade tal como a vemos.

Nós fazemos com que ele seja verdadeiro através de nossas interpretações do que estamos vendo. Se estamos usando a percepção para justificar nossos próprios erros — nossa raiva, nossos impulsos para atacar, nossa falta de amor em todas as formas que pode ter — veremos um mundo de maldade, destruição, malícia, inveja e desespero.

Tudo isso nós precisamos aprender a perdoar, não porque estamos sendo “bons” e “caridosos”, mas porque o que estamos vendo não é verdadeiro.

Nós distorcemos o mundo pelas nossas defesas tortuosas e estamos conseqüentemente vendo o que não existe. À medida que aprendemos a reconhecer nossos erros de percepção, também aprendemos a olhar para o que está além ou “perdoá-los”.

Ao mesmo tempo, estamos perdoando a nós mesmos, olhando para o que está além de nossos auto-conceitos distorcidos que é o Ser Que Deus criou em nós e como nós...(UCEM)


sábado, 5 de março de 2011

A Mente Dividida- amar é libertar-se do medo

“Talvez ajude pensar na mente como o filme, a câmera e tudo o mais envolvido na produção cinematográfica. O que experienciamos é, na verdade, o nosso estado de espírito projetado lá fora, numa tela chamada “o mundo”. Esse mundo e os que estão nele tornam-se o espelho de nossos pensamentos e fantasias. O que nossa mente projeta é aquilo que percebemos e, enquanto nos apegarmos a esse espelho, nossa visão será limitada por nossas projeções.


A mente funciona como se estivesse dividida; parte dela age como se fosse dirigida pelo ego, e outra parte age pelo Amor. A maior parte do tempo, a mente presta atenção a esse pseudodiretor a que chamamos “ego”, que é apenas um outro nome do medo.

O ego dirige somente filmes de guerra e conflito, embora, com seus disfarces, faça-os parecer a realização de fantasias românticas. Na realidade, dirige somente filmes que projetam a ilusão de que estamos separados uns dos outros. O verdadeiro diretor, o Amor, não projeta ilusões; só amplia a verdade. O Amor dirige filmes que unem e ligam.

A mente é o diretor, o produtor, o roteirista, o editor, o elenco, o projetista, o publico e a crítica. A mente, como é ilimitada, tem a capacidade de alterar o filme e tudo o que lhe diz respeito a qualquer momento. A mente tem o poder de tomar decisões.

O ego, que é somente uma parte da mente, age como uma cortina de medo e culpa que bloqueia o amor. Podemos aprender a dirigir a mente para descerrar a cortina e revelar a luz do Amor que sempre esteve ali e continua sendo a verdadeira realidade.

Quando escolhemos somente o Amor para dirigir a nossa mente, sentimos o poder e o milagre do Amor”.




Gerald Jampolsky – A Mente Dividida (”Amar é libertar-se do medo)

sexta-feira, 4 de março de 2011

O silêncio é a oração





Se você for ao templo e sua oração se tornar um desejo, ela jamais será ouvida, pois uma oração só é possível quando o desejo não estiver presente. Um desejo jamais pode se tornar uma oração. Se você pedir algo, você perderá; não estará orando. E Deus sabe quais são suas necessidades.


Havia um santo Sufi, Bayazid, que costumava dizer sempre: “Deus sabe do que preciso, por isso nunca orei — porque é tolice! O que dizer a Ele? Ele já sabe. Se eu digo algo que Ele já sabe, é tolice. Se tento achar algo que Ele não sabe, também é tolice. Como é que você pode pensar uma coisa dessas? Por isso, simplesmente nunca me preocupei. Tudo que preciso, Ele sempre me dá”.

Mas, naquela época, ele era muito pobre, faminto, rejeitado na cidade por onde passava. Ninguém estava disposto a lhe dar um abrigo para a noite. E a noite estava escura e ele estava sentado sob uma árvore; fora da cidade era perigoso.

E um discípulo disse: “O que dizer dessa situação? Se Ele sabe que Seu amado Bayazid está em tal apuro — que a cidade o rejeitou, que está com fome e sem comida, sentado sob uma árvore, com animais selvagens à volta, sem poder dormir — de que tipo de Deus você está falando, que sabe de tudo que você necessita?”

Bayazid sorriu e respondeu: “Ele já sabe que é isto o que preciso neste momento. Esta é a minha necessidade! De outra forma, como? — porque eu deveria estar assim? Deus sabe quando você necessita da pobreza”, disse Bayazid, “e quando você necessita da riqueza. E Deus sabe quando você precisa jejuar e quando você precisa participar de um banquete. Ele sabe! E esta é minha necessidade neste exato momento”.

Você não pode pedir. Se o fizer, não lhe será concedido. No próprio pedir, você prova que não é capaz de recebê-lo.

A oração deveria ser silenciosa. O silêncio é a oração. Quando as palavras chegam, os desejos imediatamente as sucedem — porque as palavras são o veículo do desejo. No silêncio, como você pode desejar? Já tentou? No silêncio você pode desejar alguma coisa?

Como pode desejar, estando em silêncio? A linguagem será necessária, todas as linguagens pertencem ao reino do desejo. Daí a insistência, de todos os que sabem, a respeito de permanecer em silêncio, porque somente quando não há palavras na sua mente é que o desejo cessa; de outro modo, o desejo estará escondido atrás de cada palavra.

Osho, em “Antes que Você Morra”

quinta-feira, 3 de março de 2011

Entregue-se a existência



Sempre conto a história de dois pedaços de palha que estão se afogando em um rio caudaloso. Uma das palhas, que está disposta em diagonal na correnteza, está tentando conter o rio, está gritando que não deixará o rio continuar.

Apesar de as águas do rio continuarem rolando e a palha ser incapaz de controlá-las, ela continua gritando que o rio será contido: está se gabando de que, quer ela viva ou morra, o rio será contido.

Mas essa palha continua se afogando. O rio não ouve sua voz e não sabe que a palha está lutando contra ele. É uma palha muito pequena; o rio não sabe que ela existe, e ela não faz a menor diferença para ele.

Mas para a palha é uma questão de grande importância. É a maior dificuldade de sua vida. Ela está se afogando, mas continua lutando, ela chegará ao mesmo lugar que chegaria se não estivesse lutando.

No entanto, como está lutando, esse momento, esse período será de dor, de pesar, de conflito e ansiedade.

A palha perto dela se soltou. Ela não está indo contra o fluxo; está deitada reta, na direção em que o rio está correndo — e acredita que está ajudando o rio a correr.

O rio também não conhece a existência dessa palha. A palha pensa que, como está levando o rio para o mar, o rio vai chegar lá. E o rio desconhece essa ajuda.

Tudo isso não faz a menor diferença para o rio, mas para as duas palhas trata-se de um assunto de grande importância. Aquela que está guiando o fluxo do rio está sentindo uma imensa alegria; está dançando, repleta de prazer.

A palha que está lutando contra o rio está sofrendo muito. Sua dança não é uma dança: é um pesadelo. Nada mais é do que uma torção de seu corpo, ela está com problemas, está sendo derrotada; enquanto aquela que está indo com o rio está vencendo.

Um indivíduo é incapaz de fazer qualquer coisa exceto aquilo que seja a vontade do todo. Mas ele tem a liberdade de lutar, e lutando ele tem a liberdade de ficar ansioso.

Sartre disse algo importante: "O homem está condenado a ser livre". O homem está fadado, está condenado, está amaldiçoado a ser livre.

No entanto, o homem pode usar sua liberdade de duas maneiras. Pode usar sua liberdade contra a vontade da existência e criar um conflito. Nesse caso sua vida será de pesar, dor e angústia, e por fim ele será derrotado.



Outro indivíduo pode fazer de sua liberdade um objeto de entrega à existência — e sua vida será uma vida de alegria, uma vida de dança e canção. E qual será o resultado final? O final não será nada além de uma vitória para ele.

A palha que acredita que está ajudando o rio tem a probabilidade de ser vitoriosa. Ela não pode ser derrotada. A palha que tenta parar o rio certamente será derrotada. Ela não pode vencer.

Então é impossível conhecer a vontade da existência, mas certamente é possível transformar-se em um com a existência. E se esse for o caso, então a vontade de uma pessoa desaparecerá e apenas a vontade da existência permanecerá.


Fonte: Osho, em "Guerra e Paz Interior: Ensinamentos do Bhagavad Gita"