Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Como evitar passar Culpa pra suas crianças


" Frequentemente como pais, a gente acaba fazendo nossas crianças se sentirem culpadas por expressar emocões que nós achamos mais difíceis de tolerar - ex.: medo, pesar, egoísmo.
Quando seu filho está tendo um ataque de pirraça, e você se sente de maneira óbvia desconfortável com isso, a licão que você está ensinando é que: expressões de dor, ou medo ou tristeza não são toleráveis.
A partir daí, a crianca pode aprender a se sentir culpada em expressar suas necessidades porque associam com 'chateando os pais'...
Do ponto de vista dos pais, lembre-se que é seu trabalho ajudar a criança a expressar suas necessidades. Pra fazer isso, aprenda como lidar com esses sentimentos que você acha intoleráveis - assegure-se do suporte do parceiro, por exemplo, peça ao seu parceiro para não minimizar seus sentimentos. - ex.: pedindo pra você parar de resmungar - e reconheçam, sim, é estressante quando uma crianca faz uma cena...
No calor do momento, lembre-se que seu filho não está atacando você. Ele tem toda uma variedade de emocões que precisam aprender a expressar apropriadamente. É seu trabalho ensiná-los como fazê-lo, do mesmo jeito que você os ensina a andar de bicicleta.
Toma tempo e no inicio, eles vão precisar de 'rodinhas', um estabilizador..
Frequentemente a tentação para os pais é usar de Culpa ou Vergonha para disciplinar as crianças. Em vez disso, expresse seus próprios sentimentos conforme eles surgem em vez de ficar pulando do modo irritado para o modo gritando"


por Richard Ballie psychologist and parenting expert, rev Psychologies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.