Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Enfrentar-se é o segredo de tudo

É muito simples sairmos da pressão social e assumir nossa vida pelo nosso espírito. É uma questão de desenvolvimento. Nos enfiaram um modo de viver que apaga nossa individualidade. Todo mundo se sente inadequado na sociedade porque o mundo nos apontava que as coisas são assim e assim, e isso não é a verdade.


Toda libertação que você conseguiu não foi de uma situação fora e sim dentro de você, que foi quando você se aceitou com bons olhos e aí ficou em paz na sua vida. Existe a moral do homem e a moral cósmica e nós não precisamos ser normais. Você nunca será a pessoa ideal para ninguém, nunca. Jamais será a esposa ideal, o marido ideal, a mãe ideal, o filho ideal, jamais. Nunca você será certo perante o mundo, sempre terá falhas, sempre está em falta. Então aja de acordo com o seu espírito e deixe o mundo com as coisas dele. Tememos o mundo, e quanto mais o tememos, mais ele tem força sobre nós e nos governa. Quando chegamos à maturidade espiritual não mais seremos dominados por esse mundo. O mundo é nosso obsessor. E, por isso, a gente faz coisas que não quer, por exemplo o casamento. Essa agressão ao espírito se paga caro, com infelicidade, opressão. Por isso você não está conseguindo viver bem. Nós aprendemos que ajudar uma pessoa é fazer por ela. E não ouvimos o nosso espírito que não quer e  por isso somos obsediados.

Como estamos desavisados para não entrar no turbilhão da família!!!

PARE!!!

NÃO FAÇA ABSOLUTAMENTE NADA!!!

O “não se tocar” é uma GRANDE ARMA na desobsessão. É a capacidade de ficar NEUTRO.

Mas, ah, lá vem um pensamento, uma perturbação e você: N A D A 

Impulso: você NADA.

Tudo que vem a você que não é bom: NADA.

Gente reclamando ao redor (do tempo por exemplo), você não se envolve de jeito nenum: NADA, NADA, NADA.

Cultive esse hábito.

Apurrinhou você é: NADA.

Pode vir tanto de estranhos quanto de pessoas muito e muito queridas é NADA, não entre, não se envolve. Ah, como a vida fica mais leve, fica mais fácil, mais gostosa. Tudo que vem a você: neutro. Quando está completamente parado, neutro, nada pega você, nada. É o nada, o exercício do nada. O seu neutro já significa um “não” . Aquilo parece que quer fazer vibrar naquilo, mas você não vibra naquilo de jeito nenhum. Esse é o fenômeno da influência, se você começa a vibrar com ele, foi feita uma cópia e entrou na mesma freqüência; mas se aquilo vem e você se mantém neutro, ele não consegue copiar para você e aí ele não entra na sua aura. A pessoa calma não é atingida, ela não reage às coisas à sua
volta quando estão acontecendo. Essa pessoa AGE quando ela decide, quando quer, e não em resposta aos estímulos externos. Seu comportamento não é um mero reflexo do que acontece ao redor. O outro pode provocá-lo e você não reagir e você fica muito feliz com o resultado. Porque quando você reage, você se fragiliza. Aquilo que amola você fica ali e você se acaba. E quando você fica neutro aquilo vai embora. Quanto mais se fortalece na neutralidade, menos você se contagia e conserva o seu dia sempre na sua melhor forma. É a pessoa “cuca fresca”. Isso é ser equilibrado. As pessoas acham que desequilibrar-se junto com o outro é ser humano, tem que sofrer junto com o outro, senão você é tachado de frio. E você para fazer média entra. Trouxa!!!

E entrar no bom humor não é tão difícil, aliás é até fácil, o importante é MANTER, aí é que pega. Qualquer coisinha e lá está você entrando e deixando o bom de lado. Que tal escolher ficar no bem? Então nós somos obsedados. Com que facilidade você sai da sua paz? Vamos ver:

SE TEM ALGUMA COISA QUE O IRRITA: vai ter que chegar ao ponto em que nada o irrita:

Algo que ODEIA: chegar ao ponto que nada você odeia

Algo que o PREOCUPA: chegue ao ponto que nada mais o preocupe

Que o angustia: ao ponto que nada o angustie

E assim vai com tudo na vida. É preciso treino, muito treino

Você conseguindo a esse ponto em que nada o incomoda: é a PAZ. E por que?

Porque quanto mais esse ponto vai ficando forte dentro de você, menos o mundo obsedia você.

Você tem o hábito de encher a cabeça e só de pensar que podem acontecer coisas dentro de sua casa você já fica intranquilo. É com isso que tem que parar. A gente se prepara para sofrer quando alguém morre, a gente se programa para sofrer por tudo nada vida. Você ainda se altera quando vê gente burra? Gente que pensa errado, porque você ACHA que sempre pensa certo. E não vai parar de existir gente assim. Tem gente que não aceita você, sem motivo, tem. E continua tendo. E você se incomoda com isso. Está preparado para essas coisas da vida, para esse comportamento dos outros? Ou vai ficar esquentando a cabeça inutilmente? Você vai ser rejeitado, maltratado, ofendido, se prepare, o mundo é assim. Está pronto para isso? Já que é a realidade, por que não se prepara para, pelo menos, ficar neutro? Não se envolva. Você acredita que tem sentimentos, não apego “A gente pensa, a gente sofre” Tire o pensamento, fique neutro.

Você já está preparado para sofrer com tudo: com amor, com a falta de dinheiro. Acha que tem que ser assim, que tem que continuar nessa obsessão. Dá para ficar neutro. Você não quer sofrer, mas quer preservar esse sentimentalismo que o faz sofrer. Você não tem um minuto de paz. Você: “Ah, não posso ver ninguém sofrer” “Tal coisa me corta o coração”. Tem algum dia que você passe sem ver alguém se queixando? Não. E você entra nessa mesmo assim? Você já se perguntou “POR QUE você tem de sofrer? PORQUE Você se impôs! Só isso. E pode tirar essa imposição, é só decidir. Aí vem a ameba “Mas você nem liga para o sofrimento do outro?” Resposta: “Não”. E mantenha, já que decidiu não desista, não ouça a ameba :”AH, mas nós temos que ligar para o sofrimento do outro, senão somos frios.” Gente, isto é OBSESSÃO!!! Quem vive assim tem uma vida desgraçada. Você pode compreender o sofrimento do outro, é claro, mas não tem que ligar, que sofrer junto. Posso o bem ficar neutro.É a vida da pessoa. E vai continuar. Você acha que tem que fazer alguma coisa. Somos completamente obsediados pelos problemas dos outros, e os culpamos por isso. Saia dessa, não tem sofrer nada por ninguém nem por mais próxima e querida que seja a pessoa, cada um é cada um.

Uma das coisas mais bonitas da espiritualidade é que você se rebela e troca o que não te serve. Perceba: O que mais lhe atormenta com a falta de dinheiro?. O que mais lhe atormenta agora nesta vida? O que tem essa capacidade de obsediar você? Antes de existir uma situação, existe um pensamento em mim. Mude a situação. Na prática, pense nesse assunto, perceba como ele lhe obsedia, lhe domina porque você acredita que é verdade. Aí vem a ameba: “Mas eu estou sem dinheiro” Justamente você está sem dinheiro porque acredita na falta e por isso fica na falta.

Quanto mais você fica neutro menos aquilo lhe obsedia. Quando você fica louca com uma coisa e depois melhora, o que foi que fez que causou essa melhora?. Você jogou fora, ficou neutro. E aí a realidade muda.

QUANDO A MENTE CALA O ESPÍRITO AGE.

E assim vencemos aquilo que está querendo nos derrubar. Assim nada tem força sobre você. Quando estamos no espírito, nossa força,nossa essência, pode se manifestar quando eu ,conscientemente, tomo uma posição firme e sem influências de certas camadas, e as forças espirituais tomam conta da situação.

Nossa força espiritual é um conjunto de seus talentos e habilidades, suas vocações, aptidões, etc. Nosso espírito constitui-se das forças divinas, diferente. É como se Deus fosse muitas forças dentro de nós. A ação dessa força SEMPRE vai buscar as coisas para nós e ela só pode se manifestar harmonicamente se eu a apoio consistentemente. Nada é proibido, tudo é individual, tudo se pode.

Solte-se e fique ao Deus dará, faça as coisas, vá atrás do que quer, mas solto, sem aflição, na certeza de que o melhor sempre vem para você. A gente acha que se sentir seguro é fundamental e a gente não quer mexer nas coisas, quer deixar tudo como está, Mas você vai perceber, quando mudar essa atitude, que mais seguro é abrir sua visão para o novo.

As coisas mesmas que se repetem em você são obsessões. E o que fazer nesse caso. Aquele exercício da neutralidade, o NADA. Você fica no NADA, não se envolve e, ao mesmo tempo OLHA para aquilo, enfrenta o seu diabo. FUGIR? Fugiu, dançou, seu diabo toma força. O segredo é olha-lo de frente, e dizer nada, mas nada mesmo me influencia, nada me tira do meu melhor, “eu estou SEMPRE no meu melhor”. Exemplo: um medo qualquer que você está sentindo. Fique no nada e enfrente-o. Quando você fica um tempo nessa postura (sem arredar o pé), seu espírito assume e o ruim vai embora. O espírito domina a matéria. Isso se consegue através da meditação. Ninguém tira o pensamento só que ele não me afeta, e eu estou quieta, sem ação, e aí, aí sim o espírito AGE. Quando tem uma pessoa que você ACHA que tem que AJUDAR: CALA (na boca e na mente). Aquela vozinha que fica lá cutucando para você agir, deixe-a de lado e não faça nada, fale e vá falando a palavra PAZ, e cala, cala, desligue. PAZ para fazer silêncio e harmonia em sua vida. E quanto mais você vai desligando das coisas do mundo menos você vai se ligando nele, mais você fica no seu espírito.
 
 
Parte da palestra De mãos dadas com a espiritualidade - Luis Antonio Gasparetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.