Pesquisar este blog

domingo, 13 de novembro de 2011

Descobrindo as Ilusões da Vida


Quando me pediram pra fazer essa palestra foi uma surpresa. (realizada 9 de junho de 2009)


Um tema aberto. Eu poderia escolher o que falar. Mas como escolher o tema se nem ao menos sabia para qual publico estaria falando?

Então me veio que isso seria uma grande pretensão minha. Afinal se eu me coloco numa situação de ser feliz eu tenho que perguntar para meu EU o que ele quer falar. Afinal, se surgiu a oportunidade, Ele já estava atuando nessa situação e já sabia exatamente o que Ele queria falar.

Desse momento em diante fiquei atento para os detalhes do meu dia e meus pensamentos. Durante todo esse período pensei em vários temas e assuntos, mas de forma muito vaga. Conversando com amigos percebi uma coisa fabulosa: as pessoas estão presas nas ilusões que elas criaram sobre a vida e primeiro eu queria falar que vivemos em um mundo de ilusão. Pois se não vemos alem das ilusões não temos condições de aprender nada alem disso.

Foi quando senti uma euforia interna. Naquele momento havia encontrado o que EU queria falar.

Quando viemos para esse mundo viemos sem nenhuma lembrança, exatamente porque não somos nossas lembranças e sim somos um ser perfeito maior melhor. Viemos com a finalidade de manifestar sua máxima vontade. E assim somos quando crianças.

Mas por várias circunstâncias, que não precisam ser julgadas, vamos criando mascaras e ilusões de como é a vida, de como as pessoas querem que ajamos, de como podemos satisfazer os outros para nos sentirmos bem.

Derrepente deparamos com a vida no presente. Sem saber como chegamos aqui e nem o porquê de estarmos aqui. Nessa trajetória nos perdemos de nós mesmos. Perdemo-nos nas ilusões das vidas que criamos e nesses casos estamos infelizes com elas.

Gostaria de falar para todos que:

Tudo na vida é positivo.

Exatamente dessa forma. A vida é perfeita, tudo que envolve a vida, quando deixamos que ela seja ela mesma, nasce e permanece positivo e perfeito.

O problema é que aprendemos que para viver "bem" devemos forçar, batalhar, agradar, conquistar e outras várias atitudes que significam a mesma coisa: Que devemos indicar como a vida deve ser. Dessa forma arraigamos e cristalizamos dezenas de ilusões negativas que nos fazem sentir mal, desconectados com essa fonte maravilhosa.

Então deixar de forçar a vida é a primeira das ilusões que devemos deixar de lado.

Quero deixar claro mais uma coisa:

- Tudo é energia -

Outra das ilusões que criamos é que algo ocorre ou existe em desconexão com outra. Tudo mesmo, eventos, emoções, relações, sons, etc.

Todos sabem que somos mais do que a matéria, porém supervalorizamos a imagem, os sons, ou fatos individualizados. De forma tal que fica difícil diferenciar as situações a não ser que as imaginemos como tal. Logo vivemos de imagens, e imaginamos uma cena de cada vez; sem entender que na verdade tudo está conectado e em uma seqüência energética.

­­­Vamos fazer um exercício:

Vamos imaginar a superfície de um gigantesco lago.

Esse lago seria calmo, porém dentro dele existem várias fontes termais. Delas brota água quente. Algumas com força e outras sem muita força.

As fontes que brotam com muita força agitam demasiadamente a superfície da água fazendo ondulações muito fortes; já as que brotam suavemente fazem pequenas ondulações.

Então vamos à analogia. A superfície da água é o mundo visível onde temos os acontecimentos do dia a dia. Não vemos as fontes, mas de agora em diante sabemos que são essas fontes que dão forma a superfície da água; Essas fontes representam as energias que cada ser emana em sua vivência umas mais fortes outras mais fracas, mas todas elas reagem à superfície da água, umas com mais vontade e outras não. Essas forças se unem e vão muito além to ponto onde brotam inicialmente, inclusive até influenciando nos movimentos criados por outras fontes termais dentro desse imenso lago.

Dessa forma é nosso universo tanto no macrocosmo, tanto no microcosmo. Não tem começo nem fim; não tem distinção energética primordial, nós fazemos parte desse todo. Logo, não há o que nos diferencia disso.

Mas o importante nesse estudo seria o microcosmo, qual seja nosso universo que começa dentro de nós e vai até onde o do próximo, que interage com o nosso.

Li certa vez que vivemos em um mundo de ilusões.

Achei fantástica essa afirmativa. Afinal ele não se referia a um mundo que nos iludi e sim em um mundo no qual é criado a partir de nossas vontades. E se o criamos, porque não criá-lo lindo como verdadeiramente queremos?

Esse é o ponto. As ilusões não permitem, mas agora me refiro a outro tipo de ilusão; também não é o tipo que as outras pessoas nos impõem, mas aquelas que nós criamos. São as ilusões negativas de vida que já citei acima.

Vou citar um exemplo:

Esses dias eu estava conversando com uma amiga minha, na internet.

Essa amiga é uma conhecida de longa data. É uma mulher realmente bonita, inteligente, simpática e que tem uma presença muito agradável.

Perguntei para ela por que não a via mais na rua. No meio social.

Ela me respondeu por que não tinha com quem sair. Apesar de sentir falta. Fazia cerca de quatro meses que ela não saia direito, havia saído apenas uma vez em todo esse tempo.

Interessei-me pelo caso de vida que ela me apresentava e fiz algumas perguntas cujas respostas foram mais ou menos as seguintes:

- Ela não tinha amigos.

- Não tinha namorado, já há algum tempo.

- Estava formada cerca de quatro anos, mas não tinha emprego; apesar de estar estudando para concursos, não tinha passado em nenhum.

Resumindo um quadro totalmente diferente do que eu havia conhecido e que não condizia aos meus parâmetros para alguém como ela.

Continuando as perguntar para tentar adentrar em suas crenças e essas foram suas respostas.

- Nessa cidade não existem amigas.

- Os homens só me procuram com "aquelas intenções".

- Realmente o mundo está complicado.

Quando eu afirmei que na realidade ela estava exatamente no local onde ela se colocou, ela pulou. Dizendo que não era bem assim como eu estava falando. Que as pessoas "eram assim e eram assado".

De toda essa analise ficou claro as idéias que ela lançava para o mundo foram as idéias que se manifestaram em sua vida. Nem mais nem menos.

Todos nós aqui sabemos que existem pessoas de todas as formas em nossas vidas. Mas taxar como as pessoas são só faz atrair exatamente o mesmo tipo de pessoa. Como prova o exemplo da minha amiga. Afinal é exatamente na ilusão que criamos é que iremos viver.

Voltando a nossa analogia, as fontes dentro do lago de nossa irmãzinha estavam manifestando seus pensamentos da forma como ela os tinha criado. E dessa forma a superfície de seu lago reagiu a isso, pois não existe essa divisão entre o que pensamos e o que se manifesta em nosso mundo. Feito de energias que se atraem ou repelem e sempre reagem uma as outras.

Como uma frase que li em um livro do autor Joe Vitale:

"A energia que você exterioriza é o resultado que você obtém"
Jonathan Jacobs

Outra ilusão que devemos acabar é decorrência lógica da primeira:

Não existem vitimas nem algozes nesse mundo.

- Somos os responsáveis por todos os acontecimentos em nossas vidas -

Sim.

Se nosso universo exterior representa exatamente as energias que vibram em nosso interior, a lógica é que tudo que ocorre dentro e fora da gente é nossa responsabilidade.

Então uma pergunta bate em nossa cabeça:

Como encontrar a paz e a felicidade agora?

Primeiro passo é deixar o passado para traz.

Toda situação mal resolvida fica escondida dentro de nós. Em algum lugar recriando e recriando todo o desgaste advindo dela. Sem saber nossa energia está sendo gasta em conflitos sem fins que foram reprimidos para dentro da gente e, mais, estão fazendo parte de nossa vibração básica.

Tudo acontece agora. Não adianta falar que esquecer é perdoar ou resolver. Afinal nossa mente é atemporal. Tudo que ocorre nela está ocorrendo no presente. E para resolver esses conflitos temos como primeiro passo o auto perdão.

Culpa gera medo e o medo bloqueia as experiências positivas de vida e nos traz as negativas.

Antes que alguém fique alardeado trago palavras de um grande escritor para mostrar que:

"Na vida aprendemos as lições que precisamos de duas maneiras: através da obediência às leis naturais ou através do sofrimento das conseqüências por não ter observado essas leis...Nenhum de nós conscientemente cria o sofrimento que vivemos."
( Karol Truman, "Sentimentos Enterrados Vivos Nunca Morrem", 1998)


Exatamente assim as leis naturais ditam. A felicidade, a abundância, a saúde são tudo que seu EU verdadeiro clama.

Mas uma vez trazendo as palavras de Jonathan Jacobs:

"Uma vez que você cuide do dentro, você terá resultados no fora".

"Quando você aprende as lições, você não precisa das experiências".

Quando nos sentimos culpados temos medo de voltar a repetir situações que nos proporcionaram esses sentimentos.

Logo o auto perdão nos traz a limpeza energética nos caminhos que nos traz o que queremos. A conexão com nosso eu divino.

Aproveitando a festa de frases desses celebres pensadores e autores:

"Tudo que acontece em sua vida está guiando você na direção de seus objetivos".
Bob Proctor

Logo, se estão acontecendo situações ruins ou desgastantes fica claro que nosso objetivo não condiz com nossa vontade real. Mas se o que está acontecendo é legal é positivo estamos exatamente no caminho certo de nossa felicidade.

Claramente não falo para ninguém entrar em pânico e radicalmente querer mudar tudo em sua vida. Siga seu coração quando estiver na duvida se está vivendo ou buscando alguma ilusão negativa. Ele é seu único guia nesses momentos.

Descobrindo o que não gostam (ilusão negativa) e o que gostam estaremos no caminho para criar a vida que realmente sonhamos.




José Guilherme Godoy Gontijo. 09-06-2009
Fonte: http://jornadaconsciente.blogspot.com/2009/06/descobrindo-as-ilusoes-da-vida.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.