Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A mente é um tipo de droga



A mente é um tipo de droga, ela o mantém drogado.
Você tem que se livrar da mente,  você tem de colocá-la de lado.
Então não há questão alguma de se entender, você simplesmente vê a verdade.
É uma questão de ver, não de entender.
... Eu estou levando você em direção ao estado de não-mente  e você está tentando entender isso através da mente, isso é impossível.
A mente não tem qualquer capacidade de entender a não-mente, a não-mente é incompreensível,
obviamente, a mente não consegue compreendê-la, consegue somente negá-la.
Coloque a mente de lado.
Enquanto você estiver me escutando, não tente entender, simplesmente escute silenciosamente.
Não considere se o que eu estou dizendo é verdade ou não.
Não se preocupe com sua verdade ou inverdade.
Não estou lhe pedindo para acreditar, por isso não há qualquer necessidade de pensar sobre sua verdade ou inverdade.
Me ouça exatamente como você ouve os passarinhos cantando ou o vento passando através dos pinheiros ou o som da água correndo.
Mas você permanece fixo na cabeça.
A cabeça o mantém quase bêbado com pensamentos, idéias, interpretações.
Tome cuidado com a sua mente!
Você nunca pensou sobre ela como uma droga, ela é uma droga muito sutil e a sociedade vai drogando-o desde a sua infância.
Ela se torna parte e parcela da sua vida e colore tudo.
O que quer que você veja, você vê através dela,
o que quer que você escute, você escuta através dela, e ela é rápida para interpretar a favor ou contra.
Ao me ouvir, se você estiver pensando sobre a favor ou contra, você continuará me perdendo.
Você não sabe aonde você se encontra, o que está fazendo, quem é você. Todo o meu esforço aqui é para trazê-lo para os seus sentidos, da sua mente para os seus sentidos.
A mente o mantém em um tipo de loucura.
A mente é loucura, a diferença é somente de grau.
As pessoas loucas foram um pouco além de você, isso é tudo.
Pode ser que você esteja na mente uns noventa graus, uma outra pessoa em noventa e nove, e uma outra cruzou a fronteira de cem graus, então ela é louca.
Mas o único homem são é aquele que se retirou da mente, porque então a sua visão é clara, sem nuvens, sua consciência é pura, como um espelho sem qualquer poeira.
Meditação significa desligar-se dessa corrente: nem pensar nem sonhar,  simplesmente ser. E então, de repente, você verá o que estou dizendo. Não será uma questão de estar convencido da sua veracidade, será uma realização. E a verdade nunca é uma conclusão, ela é sempre uma realização, uma revelação."
 

OSHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.