Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de março de 2013

Sua sombra lhe pertence



"A 'sombra' é uma maneira de nos referenciarmos ao nosso lado não reconhecido da personalidade. 

O uso do termo não tem a pretensão de sugerir algo maléfico ou sinistro. A ideia básica é dar um significado real a algo que é pessoal e sobre o qual nos falta nitidez. Por essa razão, o emprego da metáfora usando uma "sombra" acaba sendo bastante sugestiva e adequada para fixar essa ideia.

Mas se todos nós temos uma "sombra", ou seja, um lado pessoal que nos falta nitidez, então qual a vantagem de sabermos o que há nela ?
Essa pergunta me foi feita, certa vez, por um participante de um workshop: a princípio julguei que a resposta era óbvia, mas o tempo me mostrou que a maioria das pessoas não tem ideia do que se pode obter se buscarmos "iluminar" o lado "sombrio" de nossa personalidade.

Alguns já expressam alguma noção quando usam termos tais como : "meus demônios internos", ou "as malas que carrego", ou ainda "meu inquilino". Essas são pequenas percepções de que existe "algo mais" dentro de nós, embora, muitas vezes, seja até confundido com "um outro dentro de nós". A princípio, essa confusão faz com que muitas pessoas recuem, por temerem tocar em algo que desconhecem e que não podem prever as consequências. No entanto, muito pelo contrário, aqueles que ficam curiosos e dispostos para terem consciência de seus aspectos mais profundos, têm a oportunidade de sentirem-se melhor orientados, pois é isso que acontece a partir do momento em que entendem seus mais profundos sentimentos e desejos.

Para os que optam por não travar contato com sua própria sombra, julgando ser mais conveniente, é importante que saibam que a sombra se manifesta regularmente e sem aviso prévio. Como ela faz parte de nós, acaba por influenciar o nosso dia a dia e nos pressiona invariavelmente em todas as nossas decisões. Por consequência, negar aquilo que somos simplesmente não adianta. Mas se soubermos o que somos e cuidarmos para que tenhamos o uso mais adequado desse conhecimento, isso acaba por tornar-se a chave para uma vida infinitamente melhor.

Trazer a nossa sombra à tona ou, se preferir, à luz da nossa consciência, é de fundamental importância. Pois nela não só encontraremos a razão de muitos de nossos medos, mas também descobriremos muitos de nossos talentos e qualidades, os quais, pelos mais diferentes motivos, foram deixados de lado ou reprimidos. Esse fato por si só justifica a importância de conhecermos o que há em nossa sombra, pois nesse conhecimento encontram-se as pistas para promovermos as mudanças que desejamos.

Em outras palavras, em nossa sombra reside a essência daquilo que somos, e fazer as pazes com ela significa levá-la em consideração, respeitando-a como parte de si mesmo, o que de fato ela é."


Texto de Dalton Cortucci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.