Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O presente precioso chamado “não”

Texto de Alex Possato


A vida diz muitos “nãos”. E levamos muitos baques. Somos confrontados o tempo todo com planos que não dão certo: são os filhos que aprontam. Os parceiros que não fazem o que gostaríamos. Os planos profissionais que emperram. Os investimentos onde perdemos dinheiro. Os trabalhos que não aparecem. Pessoas que nos criticam, nos condenam, nos acusam. Outros que não agradecem. O corpo que adoece. Entes queridos que morrem. Outros que vão embora.
E é muito frustrante lidar com situações assim. Damos realmente o melhor que podemos, vamos até o nosso limite, caímos, tentamos novamente, mas parece que o mundo não está a favor. Nada funciona. Em algum momento, você pode se perguntar: o que está errado? Onde estou agindo de forma incorreta? Será que não vai dar certo nunca?
O universo está falando com você
Tudo o que acontece é uma lei de causa e efeito. Algo que acontece na minha vida, de alguma forma é uma resposta a uma energia interna, alguma emoção inconsciente que está em mim. E vou ser sincero: acontece muita coisa que me desagrada. E meu trabalho é observar o aprendizado das coisas que acontecem, para que, em algum momento, elas não se repitam.
Sabe como eu percebo o que o Universo quer dizer? É só observar o meu sentimento, a emoção que dispara diante de algum fato desagradável. Por exemplo: alguém aparentemente critica um trabalho onde eu estou me esforçando para fazer da melhor forma. Geralmente isso dispara um processo de raiva intensa. Odeio me sentir cobrado. Sinto-me injustiçado e quero reagir imediatamente. Esse é um exemplo real que acontece comigo…
Então, entendo: eu ainda estou dizendo não para “a cobrança”. E estou dizendo “não” para a raiva que acompanha a cobrança. E também “não” para as outras pessoas que cobram com agressividade. E já que eu digo não para a cobrança, minha energia interna atrai os “cobradores”. Cobradores, muitas vezes, raivosos. Que irão despertar a minha ira. Veja que curioso: eu preciso e chamo pessoas que irão cobrar de mim, para que eu possa ver algo que estou recusando.
Cobrança faz parte. Às vezes injustificada mesmo! Se eu estou em paz comigo, a cobrança injustificada não me “pegaria”. Não daria raiva. Eu simplesmente poderia me colocar. E ponto. Todo o tipo de emoção distorcida, formas não adequadas de reação que temos, significa que existe um “não” dentro de nós. Não aceitamos determinadas ações, determinados fatos. E lógico: os “nãos” dentro de nós atraem os “nãos” fora de nós. Ação (mesmo que seja energética,emocional) – reação.
Uma oportunidade de amor e compaixão
Lógico que, por não aceitar cobranças, eu também não sei cobrar. E o universo me deu filhos para criar, funcionários, quando tive empresa, para cuidar, alunos para ensinar, terapeutas para supervisionar, enfim, pessoas onde terei necessariamente que aprender a exigir determinadas coisas. A coisa chegou a um tal ponto que as vezes eu nem peço nada, assim não preciso cobrar…
Porém, não tem jeito. Já que eu não aprendo rapidamente, o universo traz as “provas surpresa”! E aí somos pegos de calças na mão. É a grande chance de reagir de um jeito diferente. Ou melhor, talvez nem reagir. Somente esperar e perceber os sentimentos. As emoções. Fazer as pazes com elas.
Essa ideia que temos que devemos agir imediatamente é uma incoerência. Às vezes a melhor ação, em termos energéticos, é aguardar conscientemente, principalmente quando detectamos um impulso intenso de querer reagir. Você não sabe o poder que isso tem! Você pode mudar a sua vida, aprendendo a incluir um “não”. Aprendendo a olhar para ele, até que ele fique seu amigo. E dessa forma, a ação que você tomar estará impregnada de consciência.
E aí vem o lado milagroso: quando você permite a existência de algo que suas ideais rejeitavam, que suas emoções gritavam contra, você instantaneamente entra em contato com… o amor! É verdade! Jesus não dizia para amar os inimigos? E existe um inimigo maior do que os “nãos” que temos dentro de nós? Experimente! Permita olhar para algo que você não gosta e não quer, de jeito nenhum. Não tente forçar o amor: o amor não está em seu poder! Somente observe. Sinta as sensações, as emoções. Deixe que elas façam parte. Deixe a raiva, o incômodo, a mágoa, a dor, a tristeza, seja lá o que for, fazer parte! Porque elas estão em você. Negar não vai adiantar, porque emoção é energia. E energia irá atrair situações na sua vida. Energia não tem certo nem errado. Não tem mau ou bom. Não é a favor nem contra. Tudo o que ocorre na sua vida é isento de peso e significado. Quem dá os significados é você.
Assim, da mesma forma que você atraía conflitos, em algum momento percebe que está atraindo paz. Prosperidade. Alegria. Prazer. E não é porque você é legal, bom ou evoluído. Isso ocorre simplesmente porque você entrou em conformidade com suas energias internas.
Nesse sentido, você irá, após conseguir fazer este processo, olhar para a pessoa que lhe trouxe o aparente incômodo e realmente agradecer. Porque ela lhe deu um presente precioso. Ela permitiu você encontrar coisas em si que estavam escondidas. Talvez você não perceba ainda, mas tudo o que aconteceu (e tudo o que acontece) é uma grandiosa orquestração do universo, lhe trazendo a todo instante presentes que visam despertá-lo para o amor. O amor que está em cada um. Em cada situação. Em cada “não”. E em cada “sim”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.