Meditação não é uma jornada no espaço, nem uma
jornada no tempo. É um despertar instantâneo. Meditação é um estado de
não-mente. "Osho"
Há um tráfego constante na mente. Pensamentos,
desejos, memórias, ambições, mesmo quando você dorme a mente está funcionando,
sonhando com preocupações e ansiedades. A meditação é exatamente o oposto.
Quando o tráfego cessa e não ha mais pensamentos se movendo e desejos agitando
você. A meditação é quando você fica totalmente silencioso, este silencio é
meditação, nesses momentos de tranquilidade você sabe quem você é e conhece os
mistérios dessa vida.
Para isso, você tem que colocar a mente de lado, ir
além da mente. A meditação é um estado natural que foi perdido. Vamos
recuperá-lo, vamos recuperar nossa inocência, nossa integridade, nossa memória.
Você apenas esqueceu.
Tire o telefone do gancho, apague a luz, mande
dizer que está ocupado... meditando.
Preste atenção a sua respiração, ao seu corpo, as
suas células, dance quando tiver vontade, mas dance inteiramente. Cante se
tiver vontade, mais entregue-se ao cantar. Sente-se ou deite-se quando sentir
que é hora, entre no seu coração, descubra seus mistérios, ria, chore,
silencie, respire. Em algum momento o milagre pode acontecer, você encontrando
a si mesmo, descobrindo a existência do seu ser, deleitado com sua própria
presença.
Criando recursos
A mente é muito séria e a meditação é absolutamente
não-séria. Ao ouvir isto, você pode ficar confuso, porque as pessoas falam
sobre meditação de uma maneira muito séria. mas a meditação não é uma coisa
séria. É como uma brincadeira - sincera, mas não-séria. Não é como um trabalho;
é mais como uma brincadeira. A brincadeira não é uma atividade. Mesmo que seja
ativa, não é uma atividade. Brincar é apenas um prazer. A brincadeira não leva
a lugar algum; não é motivada. Ao contrário, é apenas energia pura fluindo.
Mas isso é difícil, porque estamos tão envolvidos
em atividades! Sempre fomos tão ativos que a atividade já se tornou uma
obsessão enraizada. Mesmo enquanto dormimos, somos ativos. Até quando pensamos
em relaxar, somos ativos. Acabamos fazendo do relaxamento uma atividade;
fazemos um esforço para relaxar. isto é absurdo! Mas acontece por causa dos
hábitos robotizados da mente.
Então, o que fazer? Só a não-atividade o conduz ao
seu centro mais interior, mas a mente não pode conceber a idéia de ser
não-ativo. Então, o que fazer?
Eu criei um recurso. O recurso é ser ativo a um tal
extremo que a atividade simplesmente cesse; ser tão loucamente ativo que a
mente, a qual deseja ardentemente ser ativa, seja jogada para fora de seu
sistema. Só então, depois de uma profunda catarse, você pode cair na
inatividade e ter um vislumbre do mundo do não-esforço.
Uma vez que você conhece esse mundo, pode entrar
nele sem nenhum esforço. Uma vez que sente como é estar apenas aqui e agora,
sem fazer nada, você pode entrar nisso a qualquer momento, em qualquer lugar.
No fim, você poderá estar ativo exteriormente e profundamente inativo
interiormente.
Os métodos catárticos são invenções modernas. No
tempo de Buda, não eram necessários, porque as pessoas não eram tão reprimidas.
Elas eram naturais, tinham uma vida primitiva, não-civilizada, espontânea. Por
isso, o Vipassana - vipassana significa percepção interior - foi dado
diretamente às pessoas por Buda. Mas agora, você não pode entrar diretamente no
Vipassana. E os professores que continuam ensinando Vipassana diretamente não
pertencem a esse século; estão atrasados dois mil anos. Sim, algumas vezes, de
cem pessoas, uma ou duas podem ser ajudadas, mas isso não é nada. Estou
introduzindo métodos catárticos para que, primeiro, o que a civilização fez com
você possa ser desfeito e você se torne primitivo, dessa inocência original, as
percepções interiores tornam-se facilmente disponíveis.
Meditação para pessoas apressadas
Relaxe a Respiração
Sempre que você tiver tempo, apenas por alguns
minutos, relaxe o sistema respiratório, nada mais -- não há necessidade de
relaxar o corpo todo. Sentado no trem, no avião ou no carro, ninguém pode saber
que você está fazendo alguma coisa. Apenas relaxe o sistema respiratório.
Deixe-o ser como quando está funcionando naturalmente. Então feche os olhos e
observe a respiração entrando e saindo, entrando...
Não se concentre! Se você se concentra, cria um
problema porque então tudo o mais se torna uma perturbação. Se você tenta se
concentrar sentado no carro, então o barulho do carro se torna uma perturbação,
a pessoa sentada ao seu lado se torna uma perturbação.
Meditação não é concentração. É simplesmente estar
consciente. Você apenas relaxa e observa a respiração. Neste observar, nada é
excluído. O carro está roncando -- perfeitamente OK, aceite isso. O tráfego
está passando -- está OK, parte da vida. O passageiro roncando ao seu lado,
aceite isso. Nada é rejeitado.
O sorriso interior
Sempre que estiver sentado e não tiver nada para
fazer, simplesmente relaxe sua mandíbula inferior e abra a boca apenas um
pouquinho. Comece a respirar pela boca mas não profundamente. Apenas deixe o
corpo respirar, então será não profunda e será cada vez menos profunda. E
quando sentir que a respiração tiver se tornado bem curta e a boca estiver
aberta e a sua mandíbula relaxada, todo o seu corpo estará bem relaxado.
Neste momento, comece a sentir um sorriso -- não no
rosto mas em todo o seu ser interior... e será capaz de senti-lo. Não é um
sorriso que vem dos lábios -- é um sorriso existencial que se espalha apenas
por dentro.
Experimente e saberá o que é isso... porque não
pode ser explicado. Não há necessidade de sorrir com os lábios no rosto mas é
como se estivesse sorrindo a partir da barriga; a barriga está sorrindo. E é um
sorriso, não uma risada, então é muito, muito suave, delicado, frágil - como um
botão de rosa se abrindo na barriga e a fragrância se espalhando por todo o
corpo.
Uma vez que você saiba o que é esse sorriso, pode
ficar feliz 24 horas por dia. E sempre que sentir que está sentindo falta
daquela felicidade, apenas feche seus olhos e pegue aquele sorriso novamente e
ele estará aí. E durante o dia, você pode obtê-lo tantas vezes quantas quiser.
Ele está sempre aí.
"Alguém esteve perguntando há poucos dias
atrás: "Porque você auxilia as pessoas na meditação?
E eu respondi: Por prazer. Não existe um porquê - simplesmente
gosto. Assim como alguém gosta de plantar sementes num jardim esperando pelas
flores, eu gosto de ver você florescer. É como a jardinagem. Quando alguém
floresce há um puro deleite. E eu compartilho. Não há nenhum objetivo nisso. Se
você fracassa, eu não me sinto frustrado. Se você não floresce, também está
tudo bem, pois não se pode forçar uma florescência. Não se pode forçar um botão
a se abrir."
Osho
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