Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Autoconhecimento: Uma necessidade



O homem ao nascer tem a mente como uma história em quadrinhos em branco. Não possui referencial. Não sabe quem é. O que ele conhece, devido a laços sanguíneos é a mãe. Então ele passa a observar o ambiente a sua volta e, a partir disso, começa a se definir. Ele acredita que essa definição é a verdade, a unica verdade. E isso limita-o de diversas formas, pois a definição é uma limitação.

Esse comportamento é fortalecido pela sociedade, com suas cobranças, muitas vezes sutil. Existe uma mensagem cultural que praticamente exige que todos os indivíduos tenha atitudes iguais. Estude, trabalhe, case-se, tenha filhos, batize-os e por ai vai... Quem não consegue se encaixar nos padrões de 'normalidade' é duramente criticado.

Para livrar-se desse peso, só há uma saída: Autoconhecimento.

Como dizia Socrátes, filósofo grego: 'Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo.'

O autoconhecimento não é um trabalho fácil. Requer paciência, persistência. O indivíduo que busca esse caminho revê suas crenças, suas limitações, seus defeitos. E isso dói. Muitos tem a impressão de perder a própria identidade. No entanto, se faz necessário, destruir para reconstruir.

Quando o ser humano despertar para dentro de si, ele conseguirá enxergar a 'verdade'. Esse despertar preenche a alma. Nos tira da consciência do 'ter' e do 'fazer', que nos diz que só temos valor como indivíduos a partir do que temos ou do que fazemos, para a consciência do ser, que nos mostra que somos valiosos por 'sermos' humanos.

Texto: Manoela Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.