Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Se fizer isso, funcionará

O entendimento intelectual dos princípios espirituais não garantem a iluminação, e o ego adora usar a religião e a espiritualidade como um disfarce.
Um momento de atenção iluminada não transforma a sua vida completamente. O caminho espiritual é lento e árduo em alguns momentos, quando qualquer circunstância se torna o solo no qual tanto o ego quanto o espírito procuram se postar. A pratica espiritual é como exercício físico: ela proporciona um efeito cumulativo e, se pretendemos apreciar seus benefícios, não devemos nunca parar de nos exercitar. Não é possível você ir até a academia uma única vez e sair de lá com um novo corpo, assim como não se pode participar de um seminário, dizer uma única oração e dar aleluias esperando que sua vida seja perfeita dali em diante.
Tanto o corpo como a mente exigem treinamento constante para que possam atuar em plena capacidade. É por isso que algumas pessoas vão à academia ou praticam yoga com regularidade. E é também por essa razão que participamos de trabalhos religiosos e praticas espirituais com freqüência. Neste mundo onde os pensamentos baseados no medo prevalecem, você estará indo contra a corrente quando ocupar uma posição firme e verdadeira a favor do amor. Não é fácil pular dois lances de escada de uma vez quando não se está em boa forma física, assim como não é fácil tomar uma posição impopular em nome da fé e do perdão quando não se está em boa forma espiritual.
Entretanto, se pretendemos fazer as mudanças necessárias para o mundo ser hoje o que deveria ser, é exatamente aquela forte posição que será necessária. Não existe nada de espiritual em evitar os problemas do mundo. Nossa meta não é evitar o mundo, mas curá-lo. Porém, não podemos dar ao mundo aquilo que nós mesmos ainda não temos; os presentes do espírito só podem ser dados por aqueles que estão tentando incorporá-los. É por isso que, como dizia Gandhi, devemos ser a mudança que queremos que aconteça no mundo. A paz precisa começar em nossa própria vida e se espalhar, curando os outros à medida que interagimos com eles amorosamente.



Fonte: O Dom da Mudança - Marianne Williamson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.