Pesquisar este blog

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Perdoe a si mesmo


De vez em quando, você enxerga padrões negativos repetindo-se em sua vida e não sabe como alterá-los. Você começa a fazer isso, como afirma Um Curso em Milagres, ao dizer: "Eu não sou vítima do mundo que eu vejo". Em certas ocasiões, não conseguimos enxergar exatamente de que forma criamos aquele desastre, mas ainda assim podemos assumir a responsabilidade de que nós o criamos. E este é um bom começo. Não importa o que as outras pessoas possam ter feito conosco - e existem pessoas neste mundo que não são muito escrupulosas e fazem coisas terríveis - , ainda temos a opção de perdoar, de nos elevarmos sobre o assunto, de nos desarmar; e também descobrir, o que é importante, em nosso próprio coração e mente, de que forma ajudamos a criar ou atrair aquela escuridão. O fato de que as pessoas agiram mal em uma situação não quer dizer necessariamente que você agiu totalmente bem.
Pode ser um processo bastante difícil ter essa visão inteiramente honesta de si mesmo. Isso pode levar a uma dolorosa autocondenação, e então a necessidade de perdoar a si mesmo pode ser no mínimo tão trabalhosa quanto perdoar os outros.
Algumas vezes, conseguimos perceber que parte de nossa personalidade é o ego baseado no medo. Outros podem nos criticar por causa disso, mas não é isso que importa. Na verdade, torna-se irrelevante, porque apenas o ego de alguém sentiria a necessidade de criticar o nosso. As questões de seu ego não são importantes por causa dos julgamentos das outras pessoas; elas são importantes por estarem bloqueando sua luz, sua alegria e sua disponibilidade de ser usada por Deus para Seus propósitos. A luminosidade de 60 watts não pode passar por uma lâmpada de 30 watts.
Você está nesse mundo para fazer brilhar sua luz, pelo bem de todo o mundo. Os locais onde você parece estar bloqueado podem ser entregues a Deus e ser curados. Uma vez que admita sua imperfeição e peça a Ele que a retire, a resposta ao seu convite será rápida e segura. Ele se lembra, até mais do que você, da dor e do sofrimento que o conduziram até esse ponto fraco. Ele estava do seu lado quando isso aconteceu, derramou lágrimas enquanto observava o desenvolvimento dessa disfunção, como um mecanismo para enfrentar a dificuldade, e se rejubilou ao receber o convite de agora.
São assim os milagres de Deus que irão transformar totalmente sua vida.
Seja o que for que recusemos a ver em nós mesmos, tudo isso será mais facilmente projetado em outra pessoa. Um dos benefícios de encarar nossa fraqueza é que isso nos ajuda a ficar mais compassivos com os demais. 

Fonte: O Dom da Mudança - Marianne Williamson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.