Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Reverencie o Divino com a DISPOSIÇÃO


A Disposição é um estado de receptividade mental e emocional que nos torna abertos e disponíveis para sermos inundados pela vontade do Divino. É a vontade firme de realizar coisas que servem para o nosso bem enquanto seres divinos.

Houve momentos em que eu soube exatamente o que fazer para solucionar um conflito ou para acabar com uma situação insuportável. Eu tinha clareza sobre o que devia fazer, mas não estava sempre disposta a fazê-lo. Com grande freqüência, eu tinha medo do resultado. Eu não queria me zangar ou desagradar os outros. Não me dispunha a dar o primeiro passo, sobretudo se não soubesse direito onde estava pisando ou se tivesse medo da reação do outro. Eu não queria correr o risco de estar errada. Eu não estava disposta ou preparada para me defender se me desafiassem. É isso mesmo: eu sabia o que precisava ser feito, mas não me dispunha a fazê-lo. Eu resistia.

A resistência em fazer aquilo que sabemos que deve ser feito vem do medo. O medo é uma ferramenta do ego. Espertamente disfarçado de resistência, ele apóia a omissão e a fuga. Nós nos dispomos a errar, a parecer incapazes, a sermos desafiados ou derrotados. Quanto mais nos enterramos na resistência, mais nos distanciamos da vontade. E esquecemos que o Divino não lembra dos nossos erros e nem censura aquilo que percebemos como derrota. A energia divina também não julga nossos métodos ou escolhas. O Divino simplesmente pede que nos disponhamos a fazer o que for preciso para entrarmos no nosso próprio estado de divindade, o que significa que precisamos desenvolver a sabedoria e a coragem através do fortalecimento da vontade.

Em muitas das experiências pelas quais passamos na vida, sabemos exatamente o que é preciso fazer ou dizer. A nossa dificuldade está em não saber como fazer ou como dizer. A disposição permite que você diga o que for preciso, no momento mais adequado. Ela enche sua consciência com o espírito do amor que jorrará da sua boca quando você tiver bastante coragem para permitir que isso aconteça. Muitas vezes nós sabemos o que dizer e como dizer, mas não conseguimos descobrir quando ou se devemos dizer. A disposição acende em você a sabedoria divina que vai descobrir o melhor momento e fazer a melhor escolha entre falar e calar-se. Esta é uma prática que venho me empenhando em desenvolver. Às vezes, quando estou enfrentando uma situação que me intimida, eu me imagino dizendo e fazendo coisas que não ousei "fazer em sã consciência". O que eu chamo de "sã consciência", para justificar minha omissão, é a parte do meu ego que bloqueia a disposição, porque quer sempre agradar às pessoas. Descobri que o fortalecimento da disposição nos faz mais corajosos. E todos nós precisamos de coragem para nos dispormos a reverenciar o Divino nos desafios que enfrentamos como seres humanos.

A disposição reforça a ligação entre a mente física e a mente divina ou espiritual, formando um caráter espiritual forte. Quando você quer tornar-se um verdadeiro representante da energia divina, você se dá conta da necessidade de construir uma base espiritual sólida. Sabe que precisa, antes de mais nada, rezar. Tem confiança de que a resposta virá. Você age de acordo com o que o seu coração lhe diz, sabendo que o Divino sempre fala a verdade diretamente para o seu coração, para a sua emoção. Quando você se dispõe a construir uma base espiritual, sabe que receberá proteção e direção e que a luz e o amor do Divino inundarão o seu ser.

Quando você faz ou diz aquilo que seu espírito ordena, talvez algumas pessoas não fiquem muito satisfeitas com você. Podem achar que você está sendo inconveniente! Podem acusar você de querer perturbar suas vidas. Mas é possível que você seja o único recipiente do Divino num dado momento. O Divino sempre precisa de um recipiente de onde jorrarão as suas energias.

Exercer a disposição não levará as pessoas a concordarem sempre conosco nem fará que as coisas aconteçam da maneira que achamos ou sentimos que deveriam acontecer. Mas, por outro lado, a disposição estimula a cooperação entre as pessoas, porque demonstra disponibilidade para um diálogo em busca da verdade. Quando uma pessoa se dispõe a rever seus pontos de vista e mudar uma atitude, a tensão é aliviada. Quando não há tensão, há paz. A paz é a energia do Divino. A disposição não tornará sua vida mais cômoda, mas ajudará você a lidar melhor em cada experiência que enfrentar nesta vida. Ter coragem de dizer o que pensa e de dizer a verdade através da ótica do amor e não da raiva ou do medo, abrir-se para aceitar o ponto de vista dos outros sem sentimentos de ameaça ou de derrota, abrir mão da necessidade do ego de ter tudo sempre sob controle, dispondo se a fazer o que for preciso para estabelecer a paz — todas essas são formas de crescimento. Você cresce em agilidade mental, em força espiritual e em vigor divino.

Quando você se dispõe a entregar seus pensamentos à Mente Divina, você recebe a direção divina. Essa direção permitirá que você dê a seus sentimentos uma dimensão de amor, de franqueza e de paz. À medida que sua natureza divina se desdobra, você vai exercendo sua disposição em seu próprio benefício e do mundo à sua volta. Ao enfrentar dificuldades e desafios é preciso se dispor a errar, a dar mais de si, a cair, se levantar e cair outra vez, sabendo que a ajuda divina está sempre próxima. Dentre todos os princípios espirituais que nos levam a um momento de graça, a disposição nos ensina que, quando aceitamos abrir mão de tudo o que possuímos, o Divino nos devolve dez vezes mais.


Extraído do livro: Um dia a minha alma se abriu por inteiro - IYanla Vanzant

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.