Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Entendendo o psiquismo

Pare e pense: é difícil perceber que o nosso universo está bastante agitado? Está fácil, fácil... Estamos todos em meio a uma grande correria. O mundo está bastante agitado. Uma grande correria, um estresse geral beirando uma histeria coletiva. Mesmo existindo muitos lugares calmos no planeta, ainda sim a sensação é que tudo anda muito agitado.

O mundo está globalizado, diferente de outras épocas que a humanidade já viveu. Atualmente todos sabem de tudo. As informações correlatas a população de determinada região do globo já não ficam limitadas a elas somente.

Cada espectador dos acontecimentos em sua região analisa, pensa a respeito do que se vê, ou seja, reage a tudo. Em cada lugar do mundo as coisas acontecem, em cada grande ou pequeno espaço, onde houver gente, as percepções humanas surgirão também. Na verdade sempre haverá uma reação por parte de todos nós diante de tudo que vivenciamos, inegavelmente.

O que ocorre no mundo é notícia na TV, no rádio, jornal e internet. Alguém morre, ficamos sabendo 10 minutos depois. O mercado financeiro fecha em baixa na Ásia, imediatamente estamos informados. A maioria das pessoas sabem das principais manchetes internacionais, portanto estamos percebendo mais o mundo. Como normalmente a mídia não enfatiza as boas notícias de cada região, preferindo notificar o caos, a violência, a dor e a guerra, (porque dá mais audiência), há uma tendência de percebermos o mundo também de forma negativa, isso porque a dor de poucos em uma guerra isolada, muitas vezes se transforma em um sofrimento mundial por causa do noticiário. O medo de algumas dezenas de pessoas, por exemplo, pode influenciar no outro lado do continente, milhares e milhares.

O poder da comunicação global e da mídia deve ser pensado, porque possui força capaz de aflorar emoções, sentimentos e pensamentos. Como sabemos, nem sempre positivos, ainda mais se levarmos em conta os conflitos emocionais inerentes a natureza humana. É ai que os psiquismos dos lugares começam a se formar, a partir das observações pensantes somadas aos sentimentos de cada ser.

Antes de continuar, vamos compreender o que é o psiquismo e como ele se forma.

A emoção, o sentimento, o pensamento são energias, geram ondas vibratórias, impulsos. Tudo que percebemos ou consideramos gera uma massa de energia, com forma sutil que não é visível a olhos nus. Cada emoção desenvolvida dá origem também a uma formação de energia. Antigamente quando se dizia que nossos pensamentos emoções eram energias, muitos consideravam essa teoria insana, no entanto várias correntes de estudo do mundo comprovam perfeitamente essa tese nos dias de hoje. Existem equipamentos avançados que podem medir ou fotografar essa energia resultante do pensar e sentir de cada pessoa.

Para melhor entendimento, vamos usar o exemplo dos automóveis. Cada veículo que faz seu motor funcionar de acordo com um determinado combustível, libera por seu escapamento os resíduos da combustão. Quando o combustível é gasolina por exemplo, sabemos que pode expelir uma fumaça com resíduos tóxicos ao ambiente. É verdade que se no planeta houvesse apenas algumas centenas de carros, a poluição não seria notada. Mas ocorre é que os automóveis estão aos milhares nas ruas. Mesmo as indústrias trabalhando arduamente para produzir motores menos agressivos a saúde do planeta, ainda sim a poluição ocorre. Diariamente são emanados pelos veículos automotores uma quantidade exorbitante de fumaça poluente. Essa massa de ar impuro vai se impregnando na atmosfera porque não consegue ser purificada pela natureza do universo, porque a demanda é muito alta. Mais carros, mais poluição somada à atmosfera, prejudica muito a saúde do planeta e de todos que aqui vivem.

Esse é apenas um exemplo para melhor elucidar a questão do psiquismo. Assim como a fumaça das chaminés está presente no ar, o psiquismo também está.

Considere que quanto mais denso e nocivo for o pensamento e emoção, mais tóxica será a energia liberada para o ambiente. O que preocupa é o fato de que a existência do psiquismo passa desapercebida para a grande maioria da população, pois não tem cheiro, não tem cor, não pode ser visto e é silencioso, principalmente para o leigo, destreinado das consciências extrafísicas. É bom que se reitere que os efeitos do psiquismo de um lugar podem ser tanto negativos como positivos e sempre irão produzir algum efeito ou influência.

Vamos tentar entender melhor. O que ocorre em uma igreja, por exemplo?

Normalmente se reza. Por isso as pessoas que vão nesse templo têm o costume de ficar em estado meditativo, refletindo, pensando sobre a vida. E quando fazem isso liberam inegavelmente correntes de energias que carregam consigo as impressões do padrão que as criou. Essas correntes se unem se acumulam com o tempo no ambiente e produzem uma atmosfera específica no local.

Essa atmosfera invisível, que gravita em qualquer ambiente, chamamos de psiquismo. Psiquismo porque sempre é criada pelos pensamentos que geram emoções, que são energias corpóreas que se condensam e assumem uma forma invisível, com capacidade de exercer uma influência psíquica e emocional de igual padrão.

Isso significa que aquele que entra em um local que tem como característica um psiquismo de oração, reflexão, se ficar ali por algum tempo, passará a ser influenciado a fazer a mesma coisa, mesmo que internamente não tenha essa vontade.! E veja a importância dessa constatação, porque sendo assim poderemos reconhecer que todos os lugares que vamos, estamos ou circulamos, exercem influências sobre a nossa vontade e pensamento. Assustador é perceber que muitas vezes podemos estar decidindo algo que não esteja em sintonia com a nossa essência interior, mas de acordo com o psiquismo do local. É ai que os problemas começam a se agravar!

Mas a questão do psiquismo dos lugares não está cercada apenas de notícias ruins. Isso porque se soubermos moldar em nosso lar um psiquismo elevado, alegre, harmonioso, mesmo que venhamos da rua cansados, chateados ou estressados, basta alguns minutos para que possamos nos equilibrar.

A energia ancorada na frequência dos aspectos elevados trará a você a capacidade vibrar igual. Isso é fantástico, porque com consciência dos fatos, você poderá perfeitamente utilizar essa natureza ao seu favor, construindo atmosferas onde gravitem as mais sublimes energias, enfatizando que a máxima do Grande Mestre “Orai e Vigiai” se mostra a mais importante ferramenta para obtenção de psiquismos saudáveis e de moral elevada.

Texto de Bruno J. Gimenez


Esse psiquismo é também conhecido como Inconsciente Coletivo.

Somos influenciados pelo Inconsciente Coletivo quando não determinamos o que queremos em cada local/espaço/situação. Então, além de manter o pensamento positivo, podemos usar o planejamento do segmento para conseguirmos atrair situações benefícas em qualquer situação. (Amanhã postarei o exercício do planejamento do segmento para vocês).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.