Pesquisar este blog

sábado, 30 de abril de 2011

O CONTEÚDO E A ESTRUTURA DO EGO

A mente egóica é completamente condicionada pelo passado. Esse condicionamento é duplo: consiste em conteúdo e estrutura.
No caso de uma criança que está chorando e sofrendo profundamente porque lhe tiraram um brinquedo, esse objeto representa o conteúdo. Ele pode ser trocado por qualquer outro conteúdo, isto é, por qualquer outro brinquedo ou objeto. O conteúdo com o qual alguém se identifica é condicionado pelo ambiente, por sua criação e pela cultura dominante. Tanto faz se a criança é rica ou pobre e também não importa se o brinquedo é um pedaço de madeira no formato de um animal ou um aparelho eletrônico sofisticado: o sofrimento causado pela perda do objeto será o mesmo. A causa dessa dor aguda está oculta na palavra "meu" e é estrutural. A compulsão inconsciente para ressaltar a própria identidade por meio da associação com um objeto é construída na própria estrutura da mente egóica.
Uma das mais básicas estruturas mentais que possibilita a existência do ego é a identificação. A palavra "identificação" deriva dos termos latinos idem, que significa "o mesmo", e faceré, que corresponde a "fazer". Portanto, quando nos identificamos com algo, "fazemos dele o mesmo". O mesmo que o quê? O mesmo que nós. E lhe atribuímos a percepção do eu - assim ele se torna parte da nossa "identidade". Um dos níveis mais básicos de identificação é com as coisas, tanto que dizemos meu brinquedo, que mais tarde se torna meu carro, minha casa, minhas roupas, e assim por diante. Tentamos nos encontrar nas coisas, porém nunca conseguimos fazer isso inteiramente e acabamos nos perdendo nelas. Essa é a sina do ego.

Texto do livro “UM NOVO MUNDO” – “O DESPERTAR DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA”
© Autor: Mestre Espiritual Eckhart Tolle – Editora SEXTANTE


quinta-feira, 28 de abril de 2011

Como você pode saber se alguém realmente lhe ama?



Existem três camadas no indivíduo humano: sua fisiologia, o corpo; sua psicologia, a mente; e seu ser, seu eu eterno. Amor pode existir em todos os três planos, mas suas qualidades serão diferentes.

No plano da fisiologia, do corpo, é simples sexualidade. Você pode chamar isso de amor, porque a palavra 'amor' parece ser poética, bela. Mas noventa e nove por cento das pessoas estão chamando o sexo delas de amor. Sexo é biológico, psicológico. Sua química, seus hormônios – tudo que é material está envolvido nisso.

Você se apaixona por um homem ou por uma mulher. Você pode descrever exatamente porque essa mulher lhe atraiu? Certamente você não pode ver o eu dela, você ainda nem viu seu próprio eu. Você também não pode ver a psicologia dela, porque para ler a mente de alguém não é uma tarefa fácil. Então o que é que você viu nessa mulher?

Alguma coisa na sua fisiologia, na sua química, nos seus hormônios, se sente atraído pelos hormônios, pela fisiologia, pela química da mulher. Isso não é um caso de amor; isso é um caso químico. Pense bem: a mulher por quem você se apaixonou vai ao médico, muda de sexo, deixa a barba e o bigode crescerem. Você ainda fica apaixonado por ela? Nada mudou, somente a química, os hormônios. Para onde foi seu amor?

Somente um por cento das pessoas conhece um pouco mais profundamente. Poetas, pintores, músicos, dançarinos, cantores têm uma sensibilidade que faz com que eles possam sentir além do corpo. Eles podem sentir as belezas da mente, as sensibilidades do coração, porque eles próprios vivem nesse plano.

Lembre-se que isso é uma regra básica: onde quer que você viva, você não pode ver além disso. Se você vive no seu corpo, se você pensar que é somente seu corpo, você só pode ser atraído pelo corpo de alguém. Esse é o estágio fisiológico do amor.

Porém, um músico, um poeta, vivem num plano diferente. Ele não pensa, ele sente. E devido a que ele vive no coração dele, ele pode sentir o coração de outra pessoa. Isso é geralmente chamado de amor. Isso é raro. Estou dizendo talvez somente um por cento, de vez em quando.

Por que muitos não estão se movendo para o segundo plano se este é tremendamente belo? Mas há um problema: qualquer coisa muito bonita é também muito delicada. Não é um objeto duro, é feito de vidro muito frágil. E uma vez que um espelho cai e se quebra, então não há como reuni-lo novamente.

As pessoas temem se envolverem muito e alcançar as delicadas camadas do amor, porque nesse estágio o amor é tremendamente belo mas também tremendamente mutante.

Sentimentos não são pedras, são como rosas. É melhor ter uma rosa de plástico, porque ela estará sempre lá e todo dia você pode banhá-la e ela estará fresca. Você pode colocar algum perfume francês nela. Se a cor dela desaparecer você pode pintá-la novamente. Plástico é uma das coisas mais indestrutíveis no mundo. Ela é estável, permanente; assim as pessoas param no fisiológico. É superficial, mas é estável.

Poetas e artistas são conhecidos por se apaixonarem todos os dias. O amor deles é como uma rosa. Enquanto está presente ela é tão perfumada, tão viva, dançando ao vento, na chuva, no sol, declarando suas belezas. Mas à noite ela se vai, e você não pode fazer nada para impedir isso.

O mais profundo amor do coração é somente como uma brisa que chega no seu quarto, traz sua frescura, serenidade, e então se vai. Você não pode segurar o vento em suas mãos. Bem poucas pessoas são tão corajosas para viver de momento a momento, uma vida mutante. Daí, elas decidirem se entregarem a um amor do qual elas possam depender.

Eu não sei que tipo de amor você conhece – muito provavelmente o primeiro tipo, talvez, o segundo tipo. E você teme que se você alcançar seu ser, o que acontecerá ao seu amor? Certamente ele se vai – mas você não será um perdedor. Um novo tipo de amor irá surgir o qual, talvez, só acontece a uma pessoa em milhões. Esse amor só pode ser chamado de amorosidade.

O primeiro amor deve ser chamado de sexo. O segundo amor deve ser chamado de amor. O terceiro deve ser chamado de amorosidade – uma qualidade, não direcionada – não possessiva e que não permite ninguém mais lhe possuir. Essa qualidade amorosa é uma revolução tão radical que mesmo concebê-la é muito difícil.

Jornalistas têm me perguntado: "Por que tem tantas mulheres aqui?". Obviamente, a questão é relevante, e eles ficam chocados quando lhes respondo. Eles não estavam preparados para a resposta. Eu disse a eles: "Sou um homem". Eles olharam para mim, incrédulos.

Eu disse: "É natural que muito mais mulheres estejam aqui, pela simples razão de que tudo que elas conheceram na vida delas foi sexo, ou em raros casos, talvez alguns momentos de amor. Mas elas nunca chegaram a conhecer o sabor da amorosidade". Eu disse para esses jornalistas: "Mesmo os homens que vocês vêem aqui desenvolveram muitas qualidades femininas neles que estavam reprimidas pela sociedade exterior".

Desde o princípio é dito a um menino: "Você é um menino, não uma menina. Comporte-se como um menino! Lágrimas caem bem numa menina, mas não para você. Seja macho". Assim todo menino vai eliminando suas qualidades femininas. E tudo que é belo é feminino.Então finalmente o que resta é somente um animal selvagem. Toda a função dele é reproduzir filhos.

A menina não é permitida ter qualquer coisa com qualidades masculinas. Se ela quiser subir numa árvore ela será impedida imediatamente: "Isso é para meninos, não para meninas!" Estranho! Se a menina possui o desejo de subir na árvore, isso é prova suficiente para ela ter permissão.

Todas as sociedades criaram roupas diferentes para os homens e para as mulheres. Isso não está certo; porque todo homem é também uma mulher. Ele veio de duas fontes: o pai e a mãe. Ambos contribuíram para seu ser. E toda mulher é também um homem. Nós destruímos ambos.

A mulher perdeu toda a coragem, aventura, raciocínio, lógica, porque essas são tidas como qualidades masculinas. E o homem perdeu a graça, sensibilidade, delicadeza. Ambos se tornaram metades. Esse é um dos maiores problemas que temos que resolver – pelo menos para nosso povo.

Meus sannyasins precisam ser ambos: metade homem, metade mulher. Isso os tornará mais ricos. Eles irão ter todas as qualidades que estão disponíveis aos seres humanos, não apenas a metade.

No nível do ser, você simplesmente tem uma fragrância de amorosidade.

Os jornalistas me perguntaram: "Você ama Sheela?". Eu disse: "É claro. Mas eu amo tantas mulheres que nem mesmo sei o nome delas. E não somente mulheres – amo tantos homens, porque eles também são metade mulher". Em um milhão de sannyasins ao redor do mundo, eu não posso apontar para uma só pessoa e dizer: "Essa é a pessoa que amo".

Só posso dizer: "Eu amo". Quem quer que esteja pronto para receber meu amor... está disponível. Então não tenham receio.

Seu medo está certo: o que você tem como amor irá embora, mas o que virá no lugar é imenso, infinito. Você será capaz de amar sem ficar apegado. Você será capaz de amar muitas pessoas porque amar uma pessoa só é manter a si mesmo pobre. Uma pessoa pode dar uma certa experiência de amor, mas amar muitas pessoas...

Você ficará surpreso que cada pessoa lhe dá um novo sentimento, uma nova canção, um novo êxtase. Consequentemente, sou contra o casamento. Na minha visão, casamentos na comuna devem ser dissolvidos. Pessoas podem viver juntas por toda a vida se quiserem, mas isso não é uma necessidade legal.

Pessoas devem se movimentar, ter tantas experiências de amor quanto possível. Não devem ser possessivos. Possessividade destrói o amor. E eles não devem ser possessivos porque isso novamente destrói ser amor.

Todos os seres humanos são dignos de serem amados. Não há nenhuma necessidade de ficar acorrentado a uma pessoa por toda sua vida. Essa é uma das razões do porquê todas as pessoas ao redor do mundo parecem tão entediadas.

Porque elas não podem sorrir como você? Porque elas não podem dançar como você? Elas estão acorrentadas com correntes invisíveis: casamento, família, marido, esposa, filhos. Elas estão sobrecarregadas com todo tipo de deveres, responsabilidades, sacrifícios. E você quer que eles sorriam e dancem e se alegrem? Você está pedindo o impossível.

Torne o amor das pessoas livre, torne as pessoas não-possessivas. Mas isso só pode acontecer se na sua meditação você descobrir o seu ser. Não é nada para se praticar. Não estou lhes dizendo: "Hoje à noite você procure uma outra mulher apenas para praticar". Você não irá conseguir coisa alguma e você pode perder sua esposa. E pela manhã você vai parecer tolo.

Isso não é uma questão de praticar, é uma questão de descobrir o seu ser. A qualidade da amorosidade impessoal segue a descoberta de seu ser. Assim você simplesmente ama.

E isso vai se espalhando. Primeiro, nos seres humanos, depois nos animais, pássaros, árvores, montanhas, estrelas. Um dia chega quando todo esse universo é seu amado. Esse é o nosso potencial. E qualquer um que não estiver realizando isso está desperdiçando sua vida.

Sim, você terá que perder algumas coisas, mas são coisas sem valor. Você estará ganhando tanto que você nunca pensará novamente no que você perdeu. Uma pura amorosidade impessoal que possa penetrar no ser de qualquer um – esse é o resultado da meditação, do silêncio, do mergulhar profundo dentro de seu próprio ser. Estou simplesmente tentando lhe persuadir. Não tenha medo de perder o que você tem.

Osho, em "Death to Deathlessness"

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Lembre-se de que você é a fonte

Alguém insultou você — a raiva irrompe de repente e você fervilha de raiva. A raiva está fluindo na direção da pessoa que o insultou. Agora você projetará toda essa raiva sobre o outro.

Ele não fez nada. Se insultou você, o que ele fez de fato? Só lhe deu uma alfinetada, ajudou a sua raiva a aflorar — mas a raiva é sua.

O outro não é a fonte; a fonte está sempre dentro de você. O outro está atingindo a fonte, mas, se não houvesse raiva dentro de você, ela não poderia aflorar. Se você bater num buda, só provocará compaixão, porque só existe compaixão dentro dele. A raiva não vai aflorar porque não existe raiva.

Se você jogar um balde num poço vazio, ele voltará vazio. Se jogar um balde num poço cheio de água, ele sairá de lá cheio de água, mas a água será do poço. O balde só a ajudou a vir para fora.

Portanto, a pessoa que o insultou só está jogando um balde em você, e ele sairá de lá cheio de raiva, do ódio ou do fogo que existe em você. Você é a fonte, lembre-se.

Para praticar esta técnica, lembre-se de que você é a fonte de tudo o que projeta sobre os outros. E sempre que sentir uma disposição a favor ou contra, no mesmo instante volte-se para si e busque a fonte de onde o ódio está partindo.

Fique centrado ali; não dê atenção ao objeto. Alguém lhe deu a chance de tomar consciência da sua própria raiva; agradeça-o imediatamente e esqueça-o. Feche os olhos, volte-se para dentro e agora olhe a fonte de onde esse amor ou essa raiva está vindo.

De onde ela vem? Vá para dentro de si mesmo, volte-se para dentro. Você descobrirá ali a fonte, pois a raiva está vindo dali.

O ódio, o amor ou seja o que for, tudo vem da sua fonte. E é fácil encontrar a fonte quando você está com raiva, ou sentindo amor, ou cheio de ódio, porque nesse momento você está quente. É fácil voltar-se para dentro nessa hora.

A fiação está quente e você pode senti-la dentro de você e se guiar pelo calor. E, quando atingir um ponto frio interior, descobrirá de repente uma outra dimensão, um mundo diferente abrindo-se para você. Use a raiva, use o ódio, use o amor para mergulhar em si mesmo.

Um dos maiores mestres zen, Lin Chi, costumava dizer: "Quando eu era jovem, adorava andar de barco. Eu tinha um barquinho e remava sozinho num lago. Eu ficava ali durante horas.

"Uma vez, eu estava no meu barco, de olhos fechados, meditando, numa noite esplêndida. Então um outro barco veio flutuando, trazido pela corrente, e bateu no meu. Meus olhos estavam fechados, então eu pensei. 'Alguém bateu o barco no meu'. Enchi-me de raiva.

"Abri os olhos e estava a ponto de vociferar algo para o homem, quando percebi que o barco estava vazio! Então não havia onde descarregar a minha raiva. Em quem eu iria extravasá-la? O barco estava vazio, à deriva no lago e tinha colidido com o meu. Então não havia nada a fazer. Não havia possibilidade de projetar a raiva num barco vazio."

Então Lin Chi continuou: "Eu fechei os olhos. A raiva estava ali. Mas não sabia como extravasar. Eu fechei os olhos simplesmente e flutuei de volta com a raiva. E esse barco vazio tornou-se a minha descoberta. Eu atingi um ponto dentro de mim naquela noite silenciosa. Esse barco vazio foi meu mestre. E, se agora alguém vem me insultar, eu rio e digo: 'Esse barco também está vazio'. Fecho os olhos e mergulho dentro de mim".

Osho, em "Saúde Emocional: Transforme o Medo, a Raiva e o Ciúme em Energia Criativa"



Sei que não é um exercício fácil. Eu as vezes me lembro e realmente consigo aplicar, outras vezes o meu ego acaba se sobressaindo e faz eu esquecer o que fazer para não me envolver na situação. Mas, tudo faz parte do aprendizado. Cada experiência tem muito a nos ensinar.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Nunca adie

Não estou em busca de outro mundo, de uma coisa que exista depois da morte; meu esforço é para transformar este momento, aqui e agora, em paraíso — não sou a favor do adiamento.

Todas as pessoas que dizem "Se você for virtuoso, depois da morte terá a recompensa" estão mentindo, pois quem sabe o que vem depois da morte? Ninguém volta para contar.

Essas pessoas que nos dizem isso não sabem de nada, apenas repetem, como papagaios.

Eu digo: nunca adie. Adiar é um truque muito sutil da mente. Viva o momento na totalidade. Lembre-se sempre de que este é o único momento que você tem — não há outro momento, não há outro mundo. Este mundo é Deus, não há outro deus.

Quando essa visão se firma em você, ela transforma toda sua vida. E então as pequenas coisas ficam tão belas, o mundo se torna sagrado, o comum de repente se torna extraordinário.

Osho, em "Meditações Para o Dia"



segunda-feira, 25 de abril de 2011

Só o meditador não é escapista

Pensa-se que os meditadores são escapistas. Isso é um absurdo total. Só o meditador não é um escapista — todo o mundo o é.


Meditar significa sair dos desejos, sair dos pensamentos, sair da mente. Meditar significa relaxar no momento, no presente.

A meditação é a única coisa do mundo que não é escapista, embora se pense que é a mais escapista que há.

As pessoas que condenam a meditação sempre a condenam argumentando que ela é escapista, que foge da vida. Estão simplesmente dizendo absurdos; não compreendem o que estão dizendo.

Meditar não é fugir da vida; é fugir para a vida. A mente e os desejos são uma fuga da vida.

Meditar é abrir os olhos, meditar é olhar.

Osho, em "O Livro Orange"

sábado, 23 de abril de 2011

QUEM VOCÊ REALMENTE É





Muitas coisas podem ser importantes na sua vida, mas apenas uma tem importância ABSOLUTA. O AGORA é inseparável da pessoa que você é no nível mais profundo.

Você não encontra a paz reorganizando os fatos da sua vida, mas descobrindo quem você é no nível mais profundo.

A reencarnação não ajuda se na próxima encarnação você continuar sem saber que “É”.

Toda desgraça do mundo vem de uma noção personalizada do “eu” ou do “nós”. Essa noção encobre a essência de quem você é. Quando você não se dá conta dessa essência interior, acaba sempre causando algum tipo de desgraça. É muito simples. Quando não sabe quem é, você cria um “eu” na mente para substituir o seu lindo e DIVINO SER e se agarra a esse “eu” amedrontado e carente.

A partir do momento em que faz isso, sua grande força motivadora passa a ser proteger e valorizar essa falsa noção do “eu”.

A vida não é algo que possa possuir ou perder. A verdade é: você não possui uma vida, você é a vida.

Você não pode encontrar a si mesmo no passado ou no futuro. O único lugar onde você pode se encontrar é no AGORA.

Ser uma pessoa que está em busca Espiritual, significa que você precisa do futuro. Se é nisso que você acredita, isso se torna verdade para você: precisará de tempo até perceber que não precisa de tempo para SER QUEM VOCÊ É.

Quando olha para uma árvore, você toma consciência da existência da árvore. Quando pensa ou sente alguma coisa, toma consciência do pensamento e da sensação. Quando passa por uma experiência boa ou ruim, toma consciência dessa experiência. Essas afirmações parecem verdadeiras e obvias, mas, se você examiná-las atentamente, perceberá que, de uma forma sutil, elas contêm uma ilusão básica que se torna inevitável quando se usa a linguagem. O pensamento e a linguagem criam uma aparente dualidade, como se houvesse uma pessoa e uma consciência separadas.

Isso não existe. A verdade é que você não é uma pessoa que toma consciência da árvore, do pensamento, do sentimento ou da experiência. Você é consciência na qual e através da qual essas coisas existem.

VOCÊ SE PERCEBE COMO A CONSCIÊNCIA NA QUAL TODO O CONTEÚDO DE SUA VIDA SE DESDOBRA?

Quando você diz “Eu quero conhecer a mim mesmo”, você é o “eu”. Você é o conhecimento. Você é consciência através da qual tudo é conhecido.

E que não pode conhecer a si mesmo. Porque você é a própria consciência.

Não existe nada a ser conhecido além disso. O “eu” não pode se transformar num objeto de conhecimento, de consciência. O “eu” é a própria consciência.

Assim, você não pode se tornar um objeto para si mesmo. Quando isso acontece, surge a ilusão do “eu” autocentrado (ego) – porque mentalmente você fez de si mesmo um objeto. “Este sou eu”, você diz. A partir dessa afirmação, você passa a ter uma relação com você mesmo e a contar para os outros e para si mesmo a sua história.

Quando você sabe que É a consciência na qual a vida externa acontece, você se torna independente do que existe externamente e perde a necessidade de buscar sua identidade nos fatos, nos lugares e nas situações. Em outras palavras: as coisas que acontecem ou deixam de acontecer, perdem a importância, perdem o peso e a gravidade. Sua vida passa a ter outra graça e leveza. O mundo é então visto como uma dança cósmica, a dança da forma – só isso.

Quando você sabe quem realmente é, tem uma enorme e intensa sensação de paz. É a alegria de SER – de ser quem você realmente É.

A CONSCIÊNCIA PURA É A VIDA ANTES DE SE MANIFESTAR, e essa vida olha para o mundo da forma através DE SEUS OLHOS, porque a consciência é quem você É. Quando você se vê assim, então se reconhece em todas as coisas. É um total de clareza e percepção. Você deixa de ser alguém com um passado pesado através do qual todas as experiências são interpretadas.

A vida da maioria das pessoas é conduzida pelo desejo e pelo medo.

O desejo é a necessidade de acrescentar algo a você para ser mais plenamente você mesmo. 

Todos os medos são medo de perder alguma coisa e, portanto, tornar-se menor, ser menos.

Esses dois movimentos nos impedem de perceber que SER não é algo que possa ser dado ou tirado. O SER em sua plenitude já está dentro de você. AGORA.

Texto do livro “O PODER DO SILENCIO” -  Eckhart Tolle – Editora  SEXTANTE


sexta-feira, 22 de abril de 2011

Aprenda a ser confiante e seja feliz





É importante compreender que existem coisas na vida que são incontroláveis. Vamos supor que você tenha um problema que não consegue resolver. De repente, se vê num estado de medo, impotência e estresse. Nessa hora, o melhor caminho é relaxar e jogar essa sua questão nas mãos da luz. Infinita, ela proporcionará uma solução. Basta confiar na luz e sua vida com certeza fluirá.

Não adianta se preocupar nem ficar querendo controlar a tudo e a todos. Aliás, querer controlar a vida é um dos grandes erros da humanidade. Nada e nem ninguém é controlável, mas a gente resiste a essa ideia. Muitos pais tentam controlar os filhos. À medida que crescem, eles começam a mentir, enganar. Ou seja, se fecham como forma de defesa, e se afastam.

Você já reparou na diferença entre querer controlar e influenciar? Influenciar é uma proposta mais aberta, menos invasiva, que consiste em passar determinados valores sem aquela conduta doentia de querer ordenar.

Diante de imposições, qualquer um se sente reprimido, sem luz e alma para agir com liberdade. Controlar é um conceito que não funciona na educação, e muito menos no convívio. Observe o casamento. Quando o marido ou a mulher tentam dominar um ao outro, o amor vai embora e os dois se afastam. A mesma coisa posso dizer em relação ao apego. Se você é apegada, não tem luz. Volto a dizer: ninguém é de ninguém.

Gostar não é prender, é soltar. Naturalmente a gente procura pessoas que nos deixam à vontade. Chega a ser interessante: você deixa o indivíduo tão confortável, porque não quer dominá–lo, e ele se sente tão bem que a procura. Ele gosta de você sem esforço. A grande conquista é estar em si, na própria luz. Assim, o amor, o carinho e o bem vêm.



Aprendi a não me envolver com as pessoas e os ambientes. Se você gosta de alguém, não pode se envolver a ponto de sofrer com os problemas dessa pessoa. Não preciso passar por uma coisa ruim para ajudá-la. Isso não é inteligente! Em vez disso, jogo luz na pessoa. A alma dela é que vai identificar o melhor caminho a seguir. Para que tentar controlar uma situação que não me pertence? A luz fala por si! Confie e se entregue a ela e tudo funcionará ao seu redor.

Texto de Luiz Antonio Gasparetto

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Neste dia de sua vida, acredito que Deus quer que você saiba



Neste dia de sua vida, acredito que Deus quer que você saiba... que você tem duas vozes com as quais você fala: a sua Voz Mente e a sua Voz Alma.

Essas duas vozes estão também -- todo o tempo -- falando com você. A voz que você ouve determinará a voz com a qual você fala.

Deus convida você a ouvir e conversar com a sua Voz Alma. Isto melhorará imensamente suas comunicações pessoais -- para não falar no seu estado de espírito.

Neste dia de sua vida, acredito que Deus quer que você saiba... que atalhos são sempre úteis, mas raramente tão bons quanto uma renovação permanente de alguma coisa. 

Isto é especialmente verdadeiro nas relações humanas. E nos assuntos espirituais. Você está pegando "atalhos" em suas relações pessoais? E, por falar nisso, com Deus?

Você pode desejar prestar mais atenção em ambos. Só uma idéia... 

Neste dia de sua vida, acredito que Deus quer que você saiba... que está tudo bem em cometer erros. Erros são nossos amigos -- eles nos ajudam a crescer. 

Na prática, é impossível cometer um 'erro', em termos reais, desde que tudo que chamamos de um 'erro' na verdade nos traz benefícios. 

Então, vá em frente com todo o poder e a forte inevitabilidade do Agora. E não se preocupe com "erros". Preocupe-se, de preferência, com o medo de cometer algum. 

Neste dia de sua vida, acredito que Deus quer que você saiba... que seus medos paralisaram você antes, mas não precisam paralisar você agora. 

O que de pior pode acontecer? E se isso acontecesse, o que aconteceria então? E se isso acontecesse, então o quê?

Agora... se você ceder a seus medos, aonde isso o levará? Exatamente onde você está agora? E se esse é o lugar em que deseja estar, por que a outra opção é até um pouco mais excitante para você?

Neste dia de sua vida, acredito que Deus quer que você saiba...que o propósito do relacionamento pode não ser o que você imagina.

Se você está excitado a respeito de formar um relacionamento baseado no que parece que você pode obter, e não no que você pode dar, você começou absolutamente com o pé esquerdo, e pode estar caminhando para um grande desapontamento. 

O propósito de todos os relacionamentos é criar um contexto sagrado no qual você possa expressar a completude de quem você é. E quem você é é uma experiência que você tem antes de entrar num relacionamento, não porque você entrou nele.

Neste dia de sua vida, acredito que Deus quer que você saiba... que cuidar melhor de de si mesmo não é simplesmente uma questão de boa saúde, é uma medida de evolução espiritual.

Algumas pessoas cuidam melhor de seus carros do que de seus corpos. Muitas pessoas, na verdade, prestam pouca atenção a seus corpos até que alguma coisa vá errado. Mas por que criar esse tipo de situação? 

Observe o que você come. Quanto e com que frequência você se exercita? Quando foi seu último check-up? Você trata seu veículo físico como sendo Divino? Bom para você se trata. Se não trata... por que não? 

Neste dia de sua vida, acredito que Deus quer que você saiba... que toda mudança é mudança para o melhor. 

Não existe algo como "mudança para o pior." A mudança é o processo da Vida em Si, e esse processo pode ser chamado pelo nome de "evolução." E a evolução caminha em uma única direção: para a frente, e na direção do desenvolvimento.

Então, quando a mudança visitar sua vida, você pode estar certo que as coisas estão mudando para o melhor. Pode não parecer assim no momento exato em que a mudança chega, mas se você esperar um tempo e tiver fé no processo, verá que isso é verdade.

Neste dia de sua vida, acredito que Deus quer que você saiba...que a salvação deste mundo não reside em nenhum outro lugar a não ser no coração humano, no poder humano de refletir, na humildade humana e na responsabilidade humana. 

Vaclav Havel disse isso e ele estava certo. Algumas pessoas dizem que a nossa salvação reside em Deus, ou no Filho de Deus, mas não é o coração humano o lugar onde tal Divindade é encontrada? 

Então abra seu coração, e se abra PARA o seu coração, que você pode ouvir seu chamado para refletir, para ser humilde, e para ser responsável.

Neste dia de sua vida, acredito que Deus quer que você saiba...que você precisa ser bom para si mesmo se você vai em algum momento ser algo de bom para os outros.

Isto significa tirar um dia de folga ocasionalmente quando não está programado. Comer um pedaço de chocolate quando não é recomendado. Tirar um cochilo quando simplesmente não é possível.

Meta a cara em um bom livro por uma hora quando você não pode. Mergulhe numa banheira quando não há tempo. Pare tudo quando não deve. Faça isso agora, agora mesmo, pelo amor de Deus.

Neste dia de sua vida, acredito que Deus quer que você saiba...que as palavras podem ajudar você a compreender algo, mas as experiências permitem a você saber.

Nunca, jamais troque sua própria experiência pelas palavras de alguém sobre alguma coisa que é realmente importante. Como Deus, por exemplo. Ou o amor. Ou o que é verdadeiro sobre o outro. 

Esta é uma compreensão simples, mas chega a você hoje exatamente no tempo certo. Se você pensar no porquê, você saberá.

Neste dia de sua vida, acredito que Deus quer que você saiba...que você não pode ajudar alguém que não ajuda a si mesmo.

No final, todas as almas devem trilhar seus caminhos -- e a razão delas trilharem um caminho em particular pode não ser clara para nós... ou até para elas no nível da consciência humana comum. 

Faça o que puder para ajudar os outros, é claro. Mostre carinho e cuidado a qualquer hora e em qualquer lugar que puder. Mas não se envolva na 'história' dos outros até o ponto de você começar a escrevê-la. Entende o que quero dizer? 

Neste dia de sua vida, acredito que Deus quer que você saiba...que tudo que a Vida pede é que você caminhe pela Vida com uma reverência pela Vida.

Mas essa reverência pela Vida precisa estar presente em todas as coisas. Mesmo nas pequenas coisas. Talvez especialmente nelas. Por exemplo, se você escolhe comer animais, você limita suas compras de carne aos fornecedores que tratam os animais humanamente? 

Você pelo menos sabe quem são esses fornecedores? Isso é importante para você? Como você trata outras Formas de Vida é importante. Diz algo sobre como você quer que a Vida seja. Como você vê, nós criamos tudo isso. Tudo isso.

Neste dia de sua vida, acredito que Deus quer que você saiba...que ninguém faz alguma coisa que não deseje fazer.

Você sempre tem uma razão -- e normalmente uma razão muito boa -- para fazer o que está fazendo e escolher o que está escolhendo. Tenha cuidado para não se convencer de que está fazendo alguma coisa contra sua vontade. Algo assim é impossível. 

Então, seja honesto consigo mesmo quanto ao motivo de estar escolhendo fazer uma coisa em particular. Aí, faça isso alegremente, sabendo que você tem sempre permissão para fazer o que deseja. A declaração "Eu não tenho escolha" é uma mentira. Você pode escolher. Você simplesmente não escolhe as alternativas disponíveis para você, qualquer que seja a razão. Então, você elege o resultado que mais prefere. Isso não é poder?

Neste dia de sua vida, acredito que Deus quer que você saiba...que ninguém precisa da sua ajuda. 

Eu sei, eu sei... isto é uma coisa difícil. Mas é verdade. Porém isto não significa que ninguém quer sua ajuda, ou que ninguém poderia recorrer a sua ajuda. Apenas significa que o pensamento de que outro Aspecto da Divindade é incapaz sem você é incorreto.

Não faça algo, então, porque pensa que alguém precisa de você. Isso só cria ressentimento. Faça o que quer que seja como um meio de decidir, declarar, criar e experimentar quem você é -- e quem você escolhe ser. Assim, você nunca se sentirá vitimizado, sem poder ou sem escolha. Sim? Você vê como tudo isso é simples? Saia do complexo de vítima.

Neste dia de sua vida, acredito que Deus quer que você saiba...que você é amado profundamente por Deus.

Você sabe disso? Quer dizer, você realmente sabe disso? Porque se você sabe, você caminhará pela vida sem medo. Você saberá que apenas a Perfeição pode ocorrer.

Sim, sim, eu sei, algumas vezes as coisas que acontecem não parecem perfeitas... mas isso é só uma questão de perspectiva. Porque você não consegue ver a Perfeição não significa que ela não esteja lá. Dê um Tempo. Ela se revelará com certeza. Então você sorrirá outra vez para o amor de Deus... e como ele é demonstrado. Por ora, confie que isso acontecerá. Sempre. E de todas as maneiras. Eu não lhe diria isto se não fosse verdade.

Neste dia de sua vida, acredito que Deus quer que você saiba...que o maior inimigo da liberdade individual é o próprio indivíduo.

Saul Alinsky disse isso, e ele estava certo. Em quase todos os casos, nada para você, nada retém você além de seus próprios pensamentos sobre si mesmo e sobre "como a vida é." 

Sua liberdade pessoal para experimentar a si mesmo e a vida como você deseja não está sendo limitada. Siga suas escolhas e pare de dizer a si mesmo que você não pode, quando o que você realmente quer dizer é que não quer que outras pessoas se sintam do jeito que você pensa que elas se sentirão quando virem você fazendo as escolhas que você realmente quer fazer. Sacou?

Neste dia de sua vida, acredito que Deus quer que você saiba...que o importante em sua vida é o que você decide ser importante -- e essa decisão criará permanentemente quem você é.

Quando você acordou esta manhã, qual foi a primeira coisa em sua mente? Na sua lista de Coisas a Fazer, qual é a nº 1? À medida que você contempla suas atuais prioridades, há uma pessoa no topo, ou é algum tipo de afazer...?

Só você pode saber o que está atraindo sua atenção, o que está reivindicando sua energia. Mas, você pode fazer a si mesmo a pergunta chave...

Onde está o amor em tudo isso?

Neste dia de sua vida, acredito que Deus quer que você saiba...que a sua tarefa, seu convite do Universo, é devolver as pessoas a si mesmas.

Você pode fazer isto todos os dias, de mil maneiras. Por que não praticar com as primeiras três pessoas que encontrar após ler isto?

É realmente uma coisa muito fácil de fazer -- mesmo assim pode afetar uma pessoa fortemente. Tudo o que tem a fazer é procurar pelo melhor daquela pessoa, e então mostrar isso a ela imediatamente. Descreva. Admire. Agradeça a ela por isso.

Faça isso por três pessoas todos os dias e observe como a sua vida toda pode mudar. Finalmente você entenderá o que está fazendo aqui. Todo o resto será apenas tolice.

Neste dia de sua vida, acredito que Deus quer que você saiba...que virá um tempo em que você vai acreditar que tudo está acabado. Esse será o começo.

Louis L'Amour disse isso, e ele estava certo. Nós devemos deixar ir. Tudo. Parecerá que sua vida está acabada, e que tudo pelo que trabalhou desmoronou. Na verdade, sua construção terá apenas começado.

É muito trivial, eu sei, mas eu preciso dizer assim mesmo. Eu tenho que dizer. 

"Para cada porta que se fecha, há uma outra que se abre." Esta é a porta pela qual você esteve procurando... mas você não poderia ter esperança de encontrá-la enquanto estava trancado atrás da primeira.

Neste dia de sua vida, acredito que Deus quer que você saiba...que desejar um novo caminho não o criará. Somente o término do antigo caminho pode fazer isso.

Você não pode manter o velho ao mesmo tempo que declara que deseja algo novo. O velho resistirá ao novo; o velho negará o novo; o velho condenará o novo.

Só há um jeito de deixar entrar o novo. Você precisa criar espaço para ele. 

Neste dia de sua vida, acredito que Deus quer que você saiba...que amor não é o que você quer, é o que você é. É muito importante não confundir as duas coisas.

Se você acredita que amor é o que você quer, irá procurar por ele em todos os lugares. Se você acredita que amor é o que você é, você o distribuirá em todos os lugares. A segunda abordagem fará você encontrar aquilo que a procura nunca revelará.

Mas, você não pode dar amor para receber amor. Fazer isso é o mesmo que dizer que você não o tem agora. E essa afirmação será, é claro, a sua realidade. Não, você precisa dar amor porque você o tem para dar. Assim você experimentará a sua própria posse do mesmo.

Neste dia de sua vida, querido amigo(a), acredito que Deus quer que você saiba... que tudo que você vê, ouve, toca, saboreia, cheira ou sente de alguma forma é um aspecto da Divindade.

É quando você julga que é outra coisa que aquilo aparece como outra coisa em sua vida. Então, não julgue, e nem condene.

Pois aquilo que você julga, julgará você; e aquilo que você condena condenará você. Mas o que você vê como o que realmente é verá você como você realmente é. E nisto será encontrada a sua paz.

Neste dia de sua vida, querido amigo(a), acredito que Deus quer que você saiba... que não há um "jeito certo" para fazer qualquer coisa, há apenas o jeito como você a está fazendo.

Nunca tenha medo de se "arriscar" por não querer cometer um erro ou não fazer algo "certo". O sucesso na vida vem do desejo de penetrar em Território Desconhecido. 

Lembre-se sempre: A vida começa no final da sua Zona de Conforto.

Você não precisará pensar mais do que um segundo para saber exatamente por que recebeu esta mensagem hoje.

Neste dia de sua vida, querido amigo(a), acredito que Deus quer que você saiba... que não decidir é decidir.

Deixar alguma coisa rolar até que ela "se resolva por si mesma" é Vida à Revelia. Você não deseja viver desse jeito. Então, escolha. Escolha agora mesmo. 

Pare de se preocupar com o que você pode "perder" ou como você pode "vencer" e apenas busque sua alegria. Aonde sua alegria diz que você deveria ir?

Neste dia de sua vida, querido amigo(a), acredito que Deus quer que você saiba... que independência é o estado natural de sua alma, e Liberdade é outro nome para Deus.

O Divino é aquilo que é totalmente livre, todo o tempo. Nada O enrijece, nada O limita, nada O detém ou O proibe ou O nega de qualquer forma.

Você é exatamente igual. Sua alma é nada mais do que uma Individuação da Divindade... e nada menos do que isso absolutamente. Aja como se você fosse divinamente livre hoje -- e observe sua vida mudar.

Neste dia de sua vida, querido amigo(a), acredito que Deus quer que você saiba...que o modo mais rápido de aprender algo é ensiná-lo.

Não espere, então, até você "saber tudo sobre o assunto" ou ter "dominado" o que deseja partilhar antes de começar a partilhar. 

O mundo precisa muito do que você deseja aprender mais. Então, ensine. Compartilhe. Ajude os outros. E não se preocupe tanto com o que você "não sabe". Preocupe-se com o que você não faz. Porque você está tirando de nós enquanto espera se tornar um "especialista".

Você sabe exatamente por que ouviu isto hoje.

Neste dia de sua vida, querido amigo(a), acredito que Deus quer que você saiba... que aquele que come até ficar doente precisa jejuar até ficar bem.

Esse é um provérbio Hebreu, e tem a ver com muito mais do que comida. Observe para ver a que comportamentos você está se entregando repetidamente e que claramente não o estão beneficiando. Então, entre em uma "dieta de maus hábitos". 

Eu penso assim. Eu não estou brincando. Pegue um mau hábito, um comportamento ruim, cada dia por cinco dias. Você pode fazer isto. Pare de fazer as coisas que está fazendo que obviamente não beneficiam você -- ou os outros.

Esta "cutucada" amigável vem do seu Eu, você sabe.

Neste dia de sua vida, querido amigo(a), acredito que Deus quer que você saiba... que não há garantias na vida... exceto que todas as coisas acontecem pela melhor causa de Deus.

Se você precisa saber antecipadamente que tudo "dará certo" antes de se arriscar, nunca se arriscará a nada.

Mas "arriscar" é a grande emoção da vida, sua maior aventura. Não se negue isso. Simplesmente vá nessa. Acredite que a Vida lhe trará benefícios não importa o que aconteça.

Neste dia de sua vida, querido amigo(a), acredito que Deus quer que você saiba... que o medo é uma das principais fontes da crueldade. Vencer o medo é o começo da sabedoria.

Bertrand Russel disse isso, e ele estava certo. Elisabeth Kubler-Ross disse, "Medo e culpa são os únicos inimigos do homem." Ela também estava certa. E Franklin Roosevelt disse de forma excelente, "Nós não precisamos ter medo de nada a não ser do medo em si."
Neste dia de sua vida, querido amigo(a), acredito que Deus quer que você saiba...que a vida tem a ver com a sua alma, não com seu corpo nem com a sua mente.

A maioria das pessoas trabalha duro para manter o corpo feliz. Depois procura estimular a mente. Depois... se houver tempo... cuida da alma. Mas, a prioridade mais benéfica é exatamente o inverso.

Quando foi a última vez que você prestou atenção à sua alma?

Neste dia de sua via, acredito que Deus quer que você saiba...que é melhor fazer agora o que você eventualmente terá que fazer.

Você sabe, exatamente agora, o que você terá que fazer eventualmente. Seu estômago está te dizendo agora.
Você só não quer ter que ouvir ele, não quer acreditar nele.

Acredite. O estômago sabe. Quantas vezes na sua vida você terá que provar isso para você mesmo?

Você não precisa pensar mais do que um segundo para saber exatamente porque você recebeu esta mensagem hoje.


Neste dia de sua vida, acredito que Deus quer que você saiba...que trair a si mesmo a fim de não trair outra pessoa, é traição da mesma forma. É a mais alta traição.

Você não pode evitar a traição, traindo a si mesmo. Você está apenas escolhendo a quem trair. Na verdade, não existe tal coisa como a "traição". Na verdade, existe apenas a verdade finalmente falada. 

Isto não é traição de forma alguma. Isto é amor. Pelo outro e por você mesmo. Você consegue amar tanto assim?



Neste dia de sua vida, acredito que Deus quer que você saiba...que o amor tolera as fraquezas humanas, defeitos e falhas.

Quando alguém faz algo que você não gosta, tente ser tolerante. Diga-lhes da maneira mais agradável que você puder que você não se sentiu bem com o que aconteceu o com o que foi dito, mas se esforce ao máximo para não ser frio com eles e bloqueá-los de sua conexão. 

Tudo o que você ensina a eles com isso é a ter medo de você - por fazer com que eles sintam medo de perder você ou no mínimo que a conexão entre vocês esfrie - Isto, é claro, é o que algumas pessoas dizem que Deus faz com a gente. 

Dê as pessoas o mesmo tratamento que você gostaria que Deus (e outras pessoas) desse a você.

Neste dia de sua vida, creio que Deus quer que você saiba ...que a maioria dos conflitos dramáticos são talvez os que acontecem não entre os homens, mas entre um homem e seu interior.

O autor Mark Moustakas disse isso, e ele estava certo.

Se podemos vencer a luta interna - a luta que os muçulmanos chamam jihad - que podemos vencer esta corrida humana.

Com o que você está lutando agora? Com o hábito indesejável?

Qual é o comportamento indesejável? O modelo antigo?

Clame a vitória sobre eles, e toda a sua vida pode mudar.



Fonte: Neale Donald Walsch  - Tradução Sandra Barroca