Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Projetor de nossas mentes

Cada problema que vemos em outra pessoa que queremos excluir das nossas vidas é realmente o desejo secreto de excluirmos uma parte da nossa culpa de nós mesmos de modo a não termos que soltá-la. Essa é a atração que o ego tem pela culpa. A melhor forma de conservarmos a culpa é agredindo um outro. Sempre que formos tentados a fazer isso, o Curso nos diz que há Alguém conosco que nos baterá levemente no ombro, lembrando-nos: "Meu irmão, escolhe outra vez". E a escolha é sempre entre perdoarmos ou não perdoarmos. A escolha que fazemos ao perdoar outra pessoa é a mesma escolha que fazemos para perdoar a nós mesmos. Não há nenhuma diferença entre o que está fora ou o que está dentro; tudo é uma projeção do que sentimos dentro de nós. Se sentimos culpa dentro de nós, nesse caso é isso que vamos projetar lá fora. Se sentimos o Amor de Deus dentro de nós, então é isso que estenderemos ao que está fora. Todas as pessoas e todas as circunstâncias nas nossas vidas nos oferecem a oportunidade de ver o que está dentro do projetor das nossas mentes: elas nos oferecem a oportunidade de fazer outra escolha.
O ego não é realmente tolo. Ele nos convence de que temos que nos defender, mas quanto mais o fazemos, mais culpados nos sentimos. Ele nos diz de muitas formas diferentes como temos que nos defender da nossa culpa. Mas a própria proteção que ele nos oferece reforçará essa culpa. É por isso que vivemos dando voltas e mais voltas no mesmo lugar.
Há uma lição maravilhosa que diz:"A minha segurança está em ser sem defesas" (UCEM-LE-pI.153).
Se eu vou saber verdadeiramente que estou a salvo e que a minha proteção verdadeira é Deus, a melhor maneira de fazer isso é não me defender. É por isso que lemos nos evangelhos sobre os últimos dias de Jesus e vemos que ele não se defendeu absolutamente. Quando sabemos verdadeiramente Quem somos e Quem é o nosso Pai, nosso Pai no Céu, não temos que nos proteger, pois a verdade não precisa ser defendida".
Kenneth Wapnick - Introdução ao Um Curso em Milagres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.