Pesquisar este blog

domingo, 10 de outubro de 2010

DISCIPLINA

Ela é uma conduta ordenada ou um padrão de comportamento. É o treinamento ou a formação que aperfeiçoa ou molda as faculdades mentais e o caráter.

Não há como escapar! Você pode fugir ou adiar uma tarefa que tem que fazer. Mas, quando chega a hora de fazer, ou você faz ou agüenta as conseqüências. Além de correrem o risco de se tornarem sérias e desagradáveis, as conseqüências também parecem seguir uma regra geral: quanto mais tempo você evita ou adia uma tarefa, mais séria e/ou desagradável ela vai ser. Quando você sabe que tem que fazer alguma coisa, é melhor fazê-la. E para isso você precisa de disciplina. Mas acho que, quando Deus distribuiu a disciplina, eu devia ter saído para fazer compras!

Quando notei que meu dente estava ficando sensível ao calor e ao frio, não tive disciplina suficiente para ligar para um dentista. Dois canais e US$600 depois, tive de reconhecer o valor da disciplina. Quando meu ex-marido começou a chegar tarde em casa, evoluindo para passar a noite fora, depois duas ou três noites seguidas, treinei o discurso que ia fazer para ele vinte vezes por dia, por pelo menos vinte semanas. Você acha que eu tive a disciplina necessária para dizer o que precisava ser dito, perguntar o que tinha planejado? É claro que não! Dois filhos, duas costelas e um maxilar quebrados depois, eu consegui compreender o valor da disciplina. Ser despedida por chegar atrasada a um trabalho que eu detestava e por apresentar um desempenho muito pouco brilhante mostrou-me o quanto a disciplina era necessária para que eu pudesse seguir o desejo do meu coração. Em resumo, ter disciplina é ter coragem de fazer o que precisa ser feito antes que forcem você a fazê-lo.

Certa vez ouvi a apresentadora Oprah Winfrey dizer: "A disciplina se aprende fazendo!" Foi muito triste para mim ouvir isso. Eu achei que podia continuar a rezar pedindo disciplina, lendo a respeito da disciplina, esperando um dia acordar primeira da turma em disciplina. Foi um bocado desconcertante descobrir que não havia outro jeito senão fazendo o que eu vivia evitando fazer. Eu me senti injustiçada! Sobretudo quando descobri por que estava evitando certas coisas (CONFIANÇA!), como certas coisas pareciam difíceis de serem feitas (DISPONIBILIDADE!) e quantas outras coisas exigiam a minha atenção ao mesmo tempo (ESCOLHA!). Concluí que o aspecto "fazer" da disciplina era demais para mim.

Quantas dietas eu já comecei e não terminei? Quantos cronogramas de exercício matinal e meditação já desenvolvi? Quantas promessas fiz a mim mesma que não consegui manter? Quantas vezes esperei até o último minuto para fazer uma coisa e sofri com a histeria de ter de trabalhar sob estresse? Quantas vezes prometi a mim mesma que não diria ou não faria uma determinada coisa e acabei me vendo no meio de um caos, uma controvérsia terrível, porque fiz ou falei o que havia prometido não dizer ou fazer? Eu não compreendia por que minha avó insistia tanto para que eu arrumasse o quarto antes de escovar os dentes ou para que eu passasse a ferro todas as roupas que planejava vestir na semana seguinte, no sábado de manhã. Para mim não fazia o menor sentido ter de lavar os cabelos às terças, fazer faxina às quartas, comer os legumes antes da carne ou colocar bóbis na parte de trás da cabeça antes de colocar em cima. Minha avó tinha mania de fazer tudo de uma determinada maneira, em uma determinada hora e, como resultado, conseguia fazer um bocado de coisas. Ao contrário de mim, minha avó era muito disciplinada. Aprendi, depois de muitas experiências dolorosas, resultantes de anos evitando e adiando, que quando começamos a nos reverenciar e a reverenciar as nossas vidas, passamos a administrar nossa vida com muito mais disciplina. A disci
plina não consiste só em fazer ordenadamente, mas em se cuidar com carinho. Quando você se sente bem com quem é, você se cuida com carinho e disciplina. Quando você aceita e reconhece que você e sua vida fazem parte de um processo de amor, você quer participar ativamente desse processo. Você se dá conta de que tudo o que faz e a forma como faz determinarão a distância que você percorrerá e a rapidez com que qualquer processo irá adiante.

Extraído do livro: Um dia a minha alma se abriu por inteiro - Iyanla Vanzant

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.