Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Um pouco de boa vontade

O instante santo é o resultado da tua determinação de ser santo. É a resposta. O desejo e a disponibilidade para permitir que ele venha precedem a sua vinda. Preparas a tua mente para ele apenas na medida em que reconheces que o queres acima de todas as outras coisas. Não é necessário fazer mais; na verdade, é necessário que reconheças não podes fazer mais. Não tentes dar ao Espírito Santo aquilo que Ele não pede, ou estarás adicionando o ego a Ele e confundindo os dois. Ele só pede pouco. É Ele que adiciona a grandeza e o poder. Ele une-se a ti para fazer com que o instante santo seja muito maior do podes compreender. É o teu reconhecimento de que precisas fazer tão pouco que permite a Ele dar tanto.

Não confies nas tuas boas intenções. Elas não são suficientes. Mas confies implicitamente na tua disponibilidade, não importa o que mais possa entrar nisso. Concentra-te apenas nela e não te perturbes pelas sombras que a cercam. É por isso que vieste. Se pudesses vir sem elas, não terias necessidade do instante santo. Vêm a ele, não em arrogância, presumindo que tens que conseguir o estado que ele traz com sua vinda. O milagre do instante está na tua disponibilidade para permitir que ele seja o que é. E na tua disponibilidade para isso está também a tua aceitação de ti mesmo tal como foste criado.

A humildade jamais pedirá que fiques contente com a pequenez. Mas requer que não fiques contente com menos do que a grandeza que não vem de ti. A tua dificuldade com o instante santo surge da tua convicção firme de que não és digno dele. E o que é isso, senão a determinação de seres assim como queres fazer a ti mesmo? Deus não criou a Sua própria morada indigna de Si Mesmo. E se acreditas que Ele não pode entrar onde é Sua Vontade estar, tens que estar interferindo com a Sua Vontade. Não necessitas que a força da tua vontade venha de ti mesmo, mas só da Sua Vontade.

O instante santo não vem só da tua boa vontade que é pouca. Resulta sempre desse pouco de boa vontade combinado com o poder ilimitado da Vontade de Deus. Tens estado errado ao pensar que é necessário preparar-te para Ele. É impossível fazer preparativos arrogantes para a santidade e não acreditar que depende de ti estabelecer as condições para a paz. Deus as estabeleceu. Elas não aguardam a tua disponibilidade para serem o que são. A tua disponibilidade só é necessária para possibilitar que te seja ensinado quais são elas. Se insistes em seres indigno de aprender isso, estás interferindo com a lição, por acreditares que tens que fazer com que o aprendiz seja diferente. Não fizeste o aprendiz e nem podes fazê-lo diferente. Queres em primeiro lugar fazer um milagre por tua própria conta e depois esperar que um seja feito para ti?

Tu meramente fazes a pergunta. A resposta é dada. Não busques responder, mas apenas receber a resposta assim como é dada. Ao preparar-te para o instante santo, não tentes fazer-te santo para estar pronto para recebê-lo. Isso é apenas confundir o teu papel com o de Deus. A Expiação não pode vir para aqueles que pensam que, em primeiro lugar precisam expiar, mas só para aqueles que nada mais oferecem senão a simples disponibilidade de abrir o caminho para ela. A purificação é só de Deus e, portanto, é para ti. Ao invés de buscar preparar-te para Ele, tenta pensar deste modo:

Eu, que sou anfitrião de Deus, sou digno Dele.

Ele, Que estabeleceu em mim a Sua morada, criou-a como Ele queria que fosse.

Não é preciso que eu a apronte para Ele, mas apenas que eu não interfira no Seu plano para restituir-me a minha própria consciência de estar pronto, que é eterna.

Eu nada tenho que adicionar ao plano de Deus.

Mas para recebê-lo, tenho que estar disposto a não substituí-lo pelo meu.

E isso é tudo. Adiciona mais e estarás simplesmente retirando o pouco que te é pedido. Lembra-te de que fizeste a culpa e que o teu plano para escapar da culpa tem sido o de trazer a ela a Expiação e fazer com que a salvação seja amedrontadora. E é apenas medo o que adicionarás ao preparar-te para o amor. A preparação para o instante santo pertence Àquele Que o dá. Libera-te para Ele, Cuja função é a liberação. Não assumas por Ele a Sua função. Dá-Lhe apenas o que Ele pede, de modo que possas aprender como é pequeno a tua parte e como é grande a Sua.

É isso o que faz com que o instante santo seja tão fácil e tão natural. Tu o tornas difícil, porque insistes que tem que haver mais coisas que precisas fazer. Achas difícil aceitar a idéia de que precisas dar tão pouco para receber tanto. E é muito difícil para ti reconhecer que não é um insulto pessoal que a tua contribuição e a do Espírito Santo sejam tão extremamente desproporcionais. Ainda estás convencido de que a tua compreensão é uma contribuição poderosa para a verdade e faz dela o que ela é. Entretanto, nós já enfatizamos que nada precisas compreender. A salvação é fácil exatamente porque nada pede que não possas dar agora mesmo.

Não te esqueças que foi decisão tua fazer com que tudo o que é natural e fácil para ti seja impossível. Se acreditas que o instante santo é difícil para ti, é porque te tornaste o árbitro do que é possível e permaneces sem vontade de ceder o lugar Àquele Que tem o conhecimento. Toda a crença em ordens de dificuldades em milagres está centrada nisso. Tudo aquilo que é Vontade de Deus não só é possível como já aconteceu. E é por isso que o passado se foi. Ele nunca aconteceu na realidade. Só na tua mente, que pensou que tudo isso aconteceu, é necessário desfazê-lo.

Fonte: Capitulo 18, Subtítulo 4 - Um Curso em Milagres

Explicações sobre o texto:

Temos 2 sistema de pensamentos. Pensamentos provenientes do Ego e Pensamentos provenientes do Espírito Santo. Um Curso em Milagres é um curso com exercícios para nos curar, nos libertar do sistema de pensamentos do Ego. Como ainda temos esse sistema muito enraizado, normalmente a compreensão do texto de forma racional é difícil. Por isso é recomendado que o seu estudo seja feito em grupo.

O Instante Santo é o momento presente. Sempre que existir passado e futuro (na sua mente) não haverá paz. E sem paz não há o Instante Santo.

A parte grifada no texto deixa claro que não precisamos fazer nada, a não ser não interferir. E como eu sempre deixo claro aqui no blog, nos aceitarmos como somos, pois é assim que Deus nos quer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.