Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Inteligência Emocional

Inteligência emocional é a capacidade de entender, REFLETIR, sentir, controlar e MODIFICAR o próprio estado emocional. Para ter inteligência emocional é preciso em primeiro lugar ter autoconhecimento que por sua vez exige uma profunda reflexão. Faça a sua reflexão com as perguntas abaixo:
Como é que eu seria e viveria se fosse diferente no aspecto físico, se fosse mais atraente?
Como é que seria, trabalharia, viveria e me relacionaria, se me livrasse dos meus problemas físicos: insônia, cansaço constante, dores nas costas, dor de cabeça e tantos outros?
Como é que eu seria, viveria, se me libertasse dos complexos, traumas, recalques, pensamentos negativos insistentes e problemas emocionais?
Como é que eu seria se tivesse vivido em outro ambiente e com outras influências: família, país, educação, trabalho?
Certamente podia ter se desenvolvido em mim algo de bem melhor.
Se isto é verdade por que é que não mudo?
Eu posso fazer ginástica, uma cirurgia plástica, fazer tratamento médico e psicológico.
Eu posso ler, me desenvolver.
O que é então que impede de me transformar, evoluir, ser mais livre, mais realizado, realizador e feliz?
Porque continuo carregando o peso de uma imagem que não gosto, uma enxaqueca que dificulta a minha concentração, pensamentos que me deprimem, um trabalho que me deixa estressado?
Se eu pudesse tirar estes pesos não seria mais feliz?
O que seria eu hoje, se as energias que investi para me reprimir, depois para me desreprimir, tivesse investido para me desenvolver plenamente?
Em que tenho investido as minhas energias? Minha capacidade física, minha inteligência, vontade, imaginação e afetividade?
Tenho investido as energias para evoluir verdadeiramente? Ou ao invés, invisto as energias em fantasias, para assim diminuir meu potencial?
Quais as fantasias que me sugam as energias e impedem que, enfrentando a realidade, eu me desenvolva?
Quais são as pessoas, os programas de televisão, as religiões, as filosofias, as ideologias, que me puxam para a irrealidade?
Quão mais inteligente seria eu hoje, quão mais forte de vontade, quão mais capaz, mais realizado e feliz se, em vez de me desgastarem as fantasias que a mídia, escola, religião e política impõem, tivesse investido meus talentos para liberar as minhas potencialidades?
Eu não sou macaco não. Eu faço reflexões!
Caro leitor: o que você está fazendo para desenvolver a sua inteligência emocional?

Autor desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.