Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Qual é o problema se o mundo acabar?



Qual a melhor maneira de enfrentar o medo? 

Ele me afeta de várias maneiras...de uma vaga inquietação ou um nó no estômago a um pânico vertiginoso, como se o mundo estivesse acabando. 

De onde isso vem? 

Para onde isso vai?   

Todos os seus medos são subprodutos de identificação. 

Você ama uma mulher e com o amor, na mesma parcela vem o medo: ela pode deixar você ela já deixou alguém e agora está com você. Há um precedente; possivelmente ela irá fazer o mesmo com você. Há um medo, você sente nós no estomago. Você está muito apegado. Você não pode aceitar um simples fato: você veio sozinho para o mundo; você já estava aqui ontem também, e sem esta mulher, perfeitamente bem, sem qualquer nó no estomago. E amanhã se esta mulher se for... qual é a necessidade desses nós? Você sabe como ficar sem ela e você será capaz de ficar sem ela. O medo de que as coisas possam mudar amanhã... Alguém pode morrer, você pode ir a falência, seu trabalho pode ser tirado de você. Há mil e uma coisas que podem mudar. Você está sobrecarregado com medos e mais medos, e nenhum deles é válido porque ontem você também estava preenchido com todos esses medos, desnecessariamente. As coisas podem ter mudado, mas você ainda está vivo. E o homem tem uma imensa capacidade de adaptar-se a qualquer situação. 

Dizem que só o homem e as baratas tem essa imensa capacidade de adaptar-se. É por isso que onde quer que você encontre homens você encontrará baratas. e onde quer que você encontre baratas você encontrará homens. Eles estão juntos, eles tem uma semelhança. Mesmo em lugares distantes como o Polo Norte ou o Polo Sul... quando o homem viajou para esses lugares ele de repente percebeu que tinha trazido baratas com ele, e elas estavam perfeitamente saudáveis vivendo e se reproduzindo. 

Se você olhar ao redor da terra você encontrará homens vivendo em milhares de climas diferentes, situações geográficas, situações políticas, situações sociológicas, situações religiosas, mas ele consegue viver. E ele tem vivido por séculos... as coisas continuam mudando, e ele continua adaptando-se. Não há nada a temer. E mesmo se o mundo acabar, e daí? Você irá acabar com ele. Ou você acha que você ficará em uma ilha enquanto o mundo inteiro termina, deixando você sozinho? Não se preocupe. Pelo menos você terá algumas baratas com você! Qual o problema se o mundo acabar? Isso já foi perguntado tantas vezes. Mas qual é o problema? - se é o fim, é o fim. Isso não cria nenhum problema, porque não estaremos aqui; nós terminaremos com ele, e não haverá nada para se preocupar... Isso será realmente a grande libertação do medo. O mundo terminando significa que todos os problemas terminam também, toda perturbação termina, cada nó no seu estomago termina.. Eu não vejo problema. Mas eu sei que todo mundo é cheio de medos. Mas a questão é a mesma: o medo é parte da mente. A mente é covarde, e tem que ser covarde porque ela não tem qualquer essência ela é vazia e oca, e tem medo de tudo. E, basicamente ela tem medo de que um dia você se torne consciente. Isso será o verdadeiro fim do mundo! Não o fim do mundo, mas seu ser se tornará consciente, seu ser entrará num estado meditativo onde a mente desaparece - este é o medo básico. Por causa desse medo, as pessoas se mantêm afastadas da meditação, e elas ficam inimigas de pessoas como eu que está tentando transmitir algo como meditação, alguma forma de consciência e testemunho. Eles se tornam antagônicos para comigo não sem nenhuma razão; o medo deles está bem fundamentado. Eles podem não estar conscientes disso mas a mente deles está realmente com medo de se aproximar de qualquer coisa que possa criar mais consciência. Esse será o começo do fim da mente. Esse será a morte da mente. Mas não existe medo para você. 

A morte da mente será o seu renascimento, o começo da sua verdadeira vida. Você deveria estar feliz, você deveria se alegrar com a morte da mente, porque nada pode proporcionar mais liberdade que isso. Nada mais pode lhe dar asas para voar dentro do céu; nada mais pode fazer com que todo céu seja seu. Mente é prisão. Consciência é sair da prisão ou perceber que isso nunca foi uma prisão; estava só pensando que isso era uma prisão. Todos os medos desaparecem. Eu também estou vivendo no mesmo mundo, mas eu nunca senti, mesmo por um simples momento, qualquer medo porque nada pode ser tirado de mim. Eu posso ser morto mas eu irei ver isso acontecer, então o que será morto não será eu, não será minha consciência. A maior descoberta na vida, o mais precioso tesouro, é o da consciência. Sem isso você está fadado a ficar nas trevas, cheio de medos. E você irá criar novos medos não existe fim para isso. Você viverá em medos e você morrerá em medos, e você nunca será capaz de provar algo como a liberdade. Você sempre teve potencial; você poderia ter clamado por isso a qualquer momento, mas você nunca clamou. É sua responsabilidade. 


FONTE: OSHO 






Achei o texto interessante. Nós damos muito crédito aos nossos medos. Acho que podemos refletir sobre eles, sem esse apego, sem essa identificação com as coisas. A consciência de sermos eternos, de sermos alma, nos liberta desses medos. Por que uma alma se preocuparia com o problemas financeiros ou com o fim de um relacionamento? Que importância tem isso perante a eternidade? 
O medo surge por que nos identificamos com o corpo, com o ego. Tente lembrar-se disso quando sentir medo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.