Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de junho de 2011

RESPONSABILIDADE

Tu não és responsável por ninguém.

Não há nada deste mundo que te obrigue a sair do teu centro.

Não há nada neste mundo que te obrigue a colocar os outros em primeiro lugar.

Sabes porque é que há tanta gente que pura e simplesmente não consegue meditar?

Porque quando fecham os olhos e olham para o seu peito, lá dentro, estão tantas outras pessoas, tantas outras obrigações, aquele peito pesa tanto… As pessoas acabam por ficar angustiadas e param de meditar.

O que elas deveriam fazer era retirar toda essa carga de responsabilidade do seu peito. Compreender que não são responsáveis por ninguém. Cada um vem cá abaixo cumprir o seu desígnio, e se outro toma a frente, essa pessoa é impedida de limpar o seu karma.

Quem se responsabiliza pelos outros ou sente culpa por não tratar deles, é porque não se apercebe do mal que lhes está a fazer. Está a retirar-lhes a responsabilidade de limparem o seu próprio karma. Está a retirar-lhes a responsabilidade do livre-arbítrio. Está a retirar-lhes a iniciativa. Está a retirar-lhes a essência. E, em última análise, está a retirar-lhes a luz.

E ao se responsabilizar por outra pessoa está a fugir de si próprio, está a fugir da sua essência. E, em última análise, está a fugir da sua própria luz. Percebes, agora?

O LIVRO DA LUZ – Pergunte, O Céu Responde, de Alexandra Solnado




Como já falei aqui anteriormente, podemos sim ajudar aos outros, desde que seja uma vontade genuína. Não somos responsáveis pelos problemas dos outros. Na verdade, não deveríamos encarar a situação como problema. Todos os 'problemas' que passamos são para o nosso desenvolvimento. Quanto antes aprendermos a 'lição', ou seja, desenvolvermos nosso potencial, mais rápido nos livraremos da situação. Se sempre ajudamos a alguém a resolver os seus problemas o que essa pessoa aprenderá? Ela saberá resolver sozinha? Ela terá desenvolvido seu potencial? Ela terá crescido? Não creio. Portanto, o verdadeiro auxílio é deixar o outro desenvolver o seu potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.